Adolescente da Serra é eleita representante do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente

menina representou o município no Comitê Participativo do Adolescente, realizado em Brasília entre os dias 12 e 14 de fevereiro.

Adolescente da Serra é eleita representante do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente


Texto: Anete Lacerda - Foto: Semas

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Prefeitura da Serra tem levado consicientização aos bairros em que atua e valorizado os talentos que afloram nos encontros dos grupos. 

Um desses casos é o de Sthepany Gabrielly, de 16 anos, que participa há dez anos do SCFV de Jacaraípe, desenvolvido  em parceria com o Projeto Semente Jacaraípe. A menina representou o município no Comitê Participativo do Adolescente, realizado em Brasília na última semana, onde foi eleita representante titular da Comissão dos Direitos Humanos do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Pelo seu espírito de liderança e participação ativa nas discussões sobre a defesa dos direitos humanos no SCFV, Sthepany se tornou uma voz ativa no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Concase). Foi eleita também representante titular do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Criad).

"Sthefany é um exemplo de que a juventude e os serviços socioassistenciais podem fazer a diferença e influenciar positivamente a vida pessoal, familiar e comunitária. Trajetórias são transformadas para sempre, destaca a secretária de Assistência Social, Regilene Mazzariol. 

A coordenadora do Projeto Semente, Ivana Nippes,  e a pedagoga Thaísa Freitas, ressaltam que Sthefany destaca-se  por sua proatividade, protagonismo, liderança e curiosidade incessante, especialmente nas questões que envolvem a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Foi esse comprometimento e dedicação que a levaram a participar nas conferências municipal, estadual e federal, dando a ela a oportunidade de se aprofundar nas políticas públicas voltadas para o público infantojuvenil com direito a voz e voto”, enfatiza.

O SCFV promove rodas de conversa, oficinas de capoeira,  musicalização, artesanato, esporte, horta, culinária e outras, além de passeios e ações que incentivam o empoderamento dos participantes.  O serviço é gerenciado pela Secretaria de Assistência Social  (Semas) com o apoio de parceiros e para ter acesso, o interessado deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua região.