Agendamento on-line: em 10 dias, 5 mil consultas foram agendadas pelo site da Prefeitura da Serra

Nesta sexta (12), às 8 horas, novas vagas serão disponibiizadas.

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Deborah Hemerly/Secom-PMS

Há uma semana, a Prefeitura da Serra entregava aos moradores a oportunidade de agendar, através do site www.serra.es.gov.br, consultas em 100% das Unidades de Saúde (US) do município. Os passos que levaram os serviços de saúde até a linha de chegada começaram a ser dados em abril de 2022, período em que os primeiros agendamentos foram liberados, em cinco das 39 US.

A partir daí, a cada semana, mais especificamente às 8 horas das sextas-feiras, novas modalidades de consultas, vagas e Unidades entravam para lista. A consolidação do serviço se deu na última sexta (05), quando todas as Unidades de Saúde da Serra passaram a ofertar o serviço de agendamento on-line para consultas. Nesta sexta (12) novas vagas serão liberadas. Fiquem de olho!

Ao lado da satisfação dos moradores, os números estão aqui para provar essa nova realidade! Segundo levantamento realizado pela equipe de TI da Saúde da Serra, em quatro meses, de 12 de abril a 01 de agosto, foram realizados 3.551 agendamentos on-line para consultas. Já, de 01 a 11 de agosto, ou seja, em 10 dias, esse número subiu para 5 mil agendamentos realizados.

Não restam dúvidas de que o projeto Serra Digital chegou não só para desburocratizar o serviço como, também, aliás, sobretudo, para facilitar a vida do morador. Entre as consultas, que poderão ser realizadas por médicos e enfermeiros, há vagas para clínico-geral, enfermeiro, pré-natal, preventivo, hiperdia, puericultura, entre outros serviços. A disponibilidade de vagas é de acordo com a capacidade de cada unidade e serviço.

Para que seja possível o agendamento, é muito importante que o cadastro na unidade esteja atualizado, inclusive o telefone de contato. Caso não esteja, o procedimento é simples. Basta apresentar o documento pessoal com foto, CPF e comprovante de residência na recepção da Unidade de Saúde mais próxima.

Saúde on-line

Para além da marcação de consultas on-line, hoje, a Prefeitura da Serra já conta com os serviços de prontuário eletrônico totalmente virtual, integrando a atenção primária à secundária. Isso sem contar com o agendamento on-line de vacina contra a Covid-19 e Influenza e o agendamento de Raio-X.