Após aumentar efetivo da Guarda Municipal em 58%, Serra registra queda de 50% no número de homicídios

Incremento no efetivo da Guarda se reflete nos resultados dos trabalhos nas ruas

Após aumentar efetivo da Guarda Municipal em 58%, Serra registra queda de 50% no número de homicídios


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação/Sedes-PMS

O município da Serra registrou redução de 50% no número de homicídios no primeiro trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado. Nos primeiros meses deste ano foram registradas 30 ocorrências, exatamente a metade dos homicídios registrados no primeiro trimestre de 2020. 

Dentre as ações realizadas pela administração municipal que podem ter contribuído para esta queda, está a nomeação de mais 57 agentes da Guarda Civil Municipal, a partir de janeiro. Com a medida, o efetivo da GCM passou de 97 profissionais em dezembro de 2020 para 154 em abril de 2021, o que significa crescimento de 58,8% no efetivo da Guarda. 

O incremento no efetivo da Guarda se reflete nos resultados dos trabalhos nas ruas. De janeiro a março, foram 26 veículos recuperados, 56 suspeitos conduzidos, três armas apreendidas e 755 unidades de entorpecentes como maconha, crack e cocaína retiradas das ruas.

Outra melhoria foi a revitalização da Central de Videomonitoramento, que passou a contar com 120 câmeras em funcionamento neste ano após chegar a ter apenas 26 em funcionamento no final do ano passado.