Campanha "Não é Não, Respeite as Mulheres" nas ruas da Serra

A equipe estará em Planalto Serrano e Carapina II

Campanha "Não é Não, Respeite as Mulheres" nas ruas da Serra

Texto: Djeisan Maria - Foto: Arte Secom/PMS

Representantes da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom) estão percorrendo os bairros da Serra divulgando a Campanha “Não é Não, Respeitem as Mulheres”, que trata sobre o fim do ciclo de violência vivenciado por muitas brasileiras. Nesta quarta-feira (15) a equipe estará nas principais ruas de Planalto Serrano, e na quinta (16) será a vez de Nova Carapina II receber os técnicos. A ação acontece na parte da tarde.

Casos de violência contra as mulheres e até feminicídios são registrados diariamente. Informações da Seppom dão conta de que essas situações geralmente seguem um ciclo, que se inicia com uma situação de tensão que depois evolui para uma explosão com agressão. Passado esse momento, o agressor costuma ficar amoroso e gentil, é a chamada fase da lua de mel. No entanto, como é um ciclo, em uma nova situação de tensão as ações do agressor irão se repetir.

“É importante estarmos nos bairros para que as pessoas, principalmente as mulheres, sintam que não estão sozinhas, que isso que vivem tem saída”, declara a titular da Seppom, Luciana Malini. A secretária informa que são abordadas cerca de 500 pessoas a cada vez que a equipe vai a um bairro.

A Seppom oferece acolhimento, orientação e atendimento às mulheres em situação de violência doméstica, familiar e sexual; atendimento psicossocial; atendimento de serviço social; atendimento jurídico; brinquedoteca; grupo de mulheres; acompanhamento social, entre outros.

Ainda encaminha para a Casa Abrigo Estadual "Maria Cândida Teixeira"  mulheres serranas em situação de violência doméstica com ameaça de morte, que necessitem de proteção e garantia da integridade física.

A campanha é uma parceria da Prefeitura da Serra, por meio da Seppom, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, e ainda do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Serrana.