Carnaval no Centro Dia: cultura e memórias fazem a alegria dos idosos
A equipe multidisciplinar preparou um verdadeiro baile de emoções

Texto: Anete Lacerda
- Foto: Joana Lindoso
O espírito do Carnaval já tomou conta do Centro Dia, onde os idosos estão entrando no ritmo da folia. Neste espaço acolhedor, onde cada história importa, os frequentadores – todos acima de 60 anos – estão vivenciando momentos de alegria e resgate cultural através de atividades que celebram o afeto e a tradição carnavalesca.
Durante o mês de fevereiro, a programação está recheada de cores, sorrisos e muita animação. A equipe multidisciplinar preparou um verdadeiro baile de emoções, com rodas de conversa cheias de lembranças, oficinas de danças carnavalescas e até um dia especial de beleza para que todos possam brilhar ainda mais na festa vestidos e maquiados no melhor estilo.
E a diversão não para por aí. Dentre as atividades desenvolvidas nesse mês está a visita ao galpão da escola de samba Pega no Samba, em Vitória, mergulhando no universo mágico das fantasias, dos enredos e da paixão que move essa festa tão brasileira.
A secretária de Assistência Social, Regilene Mazzariol Tononi, enfatiza que esses momentos têm sido de alegria e descontração, recheados de memórias e alegrias. “Essas atividades são essenciais para fortalecimento de vínculos entre os atendidos do Centro Dia e as famílias”.
A coordenadora do Centro Dia, Juliana Mello, descreve o quanto os idosos se emocionam, compartilham histórias e, acima de tudo, se divertem. “É um resgate das melhores lembranças, um reencontro com a felicidade que o Carnaval proporciona", conta.
Centro Dia
A Serra abriga o único Centro Dia para a Pessoa Idosa do Espírito Santo, um espaço público dedicado ao atendimento e ao cuidado daqueles que enfrentam situações de violência, violação de direitos, negligência ou sobrecarga dos cuidadores. Com capacidade para atender 20 pessoas com 60 anos ou mais, o local proporciona uma rotina estruturada e acolhedora em que os idosos recebem café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e o acesso ao serviço se dá por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).