Combate à dengue com visitas de educação em saúde nas escolas

Combate à dengue com visitas de educação em saúde nas escolas

Texto: Amanda Amaral - Foto: Edson Reis/Secom

Na Serra, os alunos de escolas da rede municipal aprendem também a combater a dengue eliminando os focos do Aedes aegypti - transmissor da dengue, zika e chikungunya. Entre esta terça-feira (16) e o dia 26 de abril, novas instituições de ensino recebem visitas.

A ação é do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS) do Centro de Vigilância Ambiental em Saúde da Serra. O objetivo é esclarecer a garotada sobre como combater os criadouros do mosquito, desta forma, eles se tornam agentes de divulgação deste conhecimento nas suas residências e comunidades.

Durante a visita às escolas, são realizadas palestras e dinâmicas esclarecendo também sobre os hábitos, ciclo de vida e as características das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya). Vale destacar que o cronograma está sujeito a alterações.

Confira o cronograma das visitas às escolas:

Terça-feira (16) - CMEI São Patrício, em São Patrício, a partir das 8h30 e a partir das 14h30.

Quinta-feira (18) - Emef Eulália Falqueto, a partir das 8h30.

Sexta-feira (19) - Emef Professora Eulália Falqueto Gusmann, em Vila Nova de Colares, a partir das 8h30.

Sábado (20) - CMEI Primeiros Passos, em Cidade Continental Setor América, a partir das 8h30.

Dia 23/4 - Emef Olivina Siqueira, Jardim Tropical, a partir das 8h30 e a partir das 13h30.

Dia 24/4 - Emef Maria Helena Baioco Vasconcelos, Serra Dourada III, a partir das 8h30 e a partir das 13h30.

Dia 26/4 - Emef Jardim Bela Vista, Bela Vista, a partir das 8h30 e a partir das 13h30.

Ações de combate

Vale ressaltar que as ações de combate ao vetor da Secretaria de Saúde da Serra acontecem em todo município ao longo da semana de forma regular e contínua com serviços como: colocação de larvicidas nas valas e córregos; trabalho com bombas costais para pulverização; atividades de educação em saúde; visitas domiciliares; bloqueios de acordo com os casos notificados; e visitas a locais estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos, entre outros).

Prevenção e monitoramento

A prevenção e monitoramento da dengue requerem cuidados e, desde outubro, o assunto é tema em discussão na Sala de Situação em Saúde do município, na qual os dados dessa arbovirose e os casos são analisados sistematicamente por uma equipe técnica com objetivo de organizar os serviços, controlar a doença e evitar óbitos. Semanalmente, os técnicos se reúnem para avaliar a situação  e traçar estratégias com base no Plano Municipal de Contingência das Arboviroses.