Dobradinha de sucesso: Servidoras dos CAPs da Serra são premiadas no edital de Boas Práticas

Entre Nós, do CAPs-AD e Um Olhar para Saúde Mental Infantojuvenil: Fortalecimento do CAPSi da Serra, do CAPSI, estão entre os premiados

Dobradinha de sucesso: Servidoras dos CAPs da Serra são premiadas no edital de Boas Práticas


Texto: Deborah Hemerly - Foto: Deborah Hemerly/Secom-PMS

Dois projetos desenvolvidos pelas equipes do programa de Saúde Mental da Serra foram premiados pelo edital de Seleção de Projetos de Boas Práticas no Campo das Políticas sobre Drogas 2022, promovido pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos.

Um deles é o “Entre Nós”, representado pela artista plástica, psicóloga e gerente do Centro de Atenção Psicossocial para cuidados relacionados ao uso de álcool e outras drogas (CAPS AD-Laranjeiras), Flávia de Macedo Cavallini.

Essa é a segunda vez que um trabalho realizado pelo CAPs-AD conquista a premiação. Em 2020, o projeto vencedor foi “Invencionáticas Poéticas”.

Já, o outro, e pela terceira vez, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) da Serra conquista o Boas Práticas. Neste ano, o vencedor foi “Um Olhar para Saúde Mental Infantojuvenil – Fortalecimento do CAPSi da Serra”, inscrito pela assistente social e gerente do serviço, Sabrina Aquino, e desenvolvido pela equipe do CAPSi.

A solenidade de entrega do prêmio de R$ 30 mil aconteceu na manhã desta terça (22), no auditório do Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Droga (CAAD Vitória), no Centro, em Vitória, e contou com a presença do governador Renato Casagrande.

“O ‘Entre Nós’ está ligado à prática de economia solidária. Realizamos oficinas ligadas à técnica de macramé, pintura, mosaico. Os usuários do CAPs gostam muito, são muito participativos, criativos. Gostam muito de produzir. Com esse prêmio, vamos conseguir fazer compra direta de materiais, de acordo com a necessidade e desejo dos usuários”, explicou Flávia de Macedo Cavallini, arrematando: “Como estamos falando de economia solidária, os usuários poderão vender suas as peças produzidas”.

A outra campeã, a assistente social e gerente do serviço, Sabrina Aquino, também comentou sua conquista, com o projeto “Um Olhar para Saúde Mental Infantojuvenil – Fortalecimento do CAPSi da Serra”.

“É muito importante ter o trabalho reconhecido a nível estadual, isso impulsiona a equipe, além de ser o reconhecimento de um serviço do SUS que dá certo”, disparou.

Sabrina também já tem os planos traçados para investir o dinheiro do prêmio. “Comprar materiais para as oficinas e instrumentos musicais, já que agora contamos com um musicoterapeuta na equipe”.