Serra apresenta redução de crimes contra o patrimônio em 2024

Os dados foram apresentados na reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM)

Serra apresenta redução de crimes contra o patrimônio em 2024

Texto: Daniela Salgado - Foto: Samuel Chahoud - Secom/PMS

A terceira edição do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de 2024 aconteceu nesta semana. O encontro, que possui o objetivo de expor dados, alinhar estratégias e propor soluções para o tema segurança pública, reuniu diversos agentes do âmbito público municipal e estadual.

O encontro é organizado pela Secretaria de Defesa Social (Sedes). Os dados apresentados pelo Observatório de Segurança Pública e Informações Estratégicas da Serra (Ospie) são da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). Os números são resultados das comparações dos dados de janeiro a fevereiro de 2023 com o mesmo período desse ano.

O crime contra patrimônios foi o índice que chamou mais atenção, com uma redução de 19,18%. Pela primeira vez, todos as tipificações apresentaram redução, com foco no roubo em estabelecimento comercial (-28,6%), crimes informáticos (-52,7%) e furto e roubo em transporte coletivo (-34,1% e -48,4, respectivamente). A Serra, inclusive, foi o município da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) que mais apresentou redução neste quesito.

As outras tipificações que tiveram diminuição foram estelionato/fraude (-8,5%); roubo a pessoa em via pública (-27,7%); furto em estabelecimento comercial (-1,4%); furto em residência e condomínio (-18%); furto a pessoa em via pública (-2,3%); roubo em residência e condomínio (-40%).

O furto e roubo de veículos também apresentou queda, com uma variação de -4,9%. De janeiro a fevereiro deste ano, 146 veículos foram recuperados. O furto e roubo de aparelhos telefônicos também se destacou pela redução de 20,9%. De acordo com a Sesp, o principal horário que acontece esse tipo de crime é às 20 horas.

No trânsito, os números são positivos. Entre janeiro e fevereiro de 2023, ocorreram 490 acidentes de trânsito na Serra. Neste mesmo período de 2024, aconteceram 355, o que expõe uma variação de -27,6%. O número de vítimas fatais em acidentes de trânsito também caiu em 50%.

Já a Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou, neste mesmo período, um total de 5.259 ações preventivas nas ruas e atendeu 5.455 ocorrências pela cidade.