Serra encerra o ano com queda no número de crimes contra o patrimônio

Dados foram divulgados na última reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM)

Serra encerra o ano com queda no número de crimes contra o patrimônio


Texto: Daniela Salgado - Foto: Samuel Chahoud

A última reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da Serra, realizada no último dia 11, chamou a atenção para a expressiva redução no número de crimes contra patrimônio. Realizada mensalmente, o encontro organizado pela Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes) envolve outras secretarias da Prefeitura da Serra, forças de segurança, além do Ministério Público e Poder Judiciário. 

Desconsiderando os delitos de estelionato/fraude, os registros de crime contra o patrimônio tiveram uma redução de 30,86%. Os números são resultados do comparativo de janeiro a novembro de 2023 com o mesmo período de 2024.

Nestes meses do ano passado, foram registrados 7.822 crimes contra o patrimônio. Já de janeiro a novembro deste ano, foram registrados 5.408 delitos.

Dentro dos crimes contra o patrimônio, também tiveram redução os delitos de estelionato/fraude (-5,2%); roubo e furto a pessoa em via pública (-40,2% e -31,5%); roubo e furto em transporte coletivo (-39,4% e -6%); roubo e furto em estabelecimento comercial (-35,6% e -18,5%); e roubo e furto em residência e condomínio (-51,4% e -17,9%).

O furto e roubo de veículos caiu em 6,7% de janeiro a novembro de 2024 comparado ao mesmo período de 2023. Foram 697 veículos recuperados por todas as forças de segurança neste espaço de tempo. O furto e roubo de celulares caiu em 24%, sendo 3.991 casos neste ano contra 5.268 casos no ano passado.

“Faço um agradecimento a todos que passaram por aqui e integraram o GGIM. A reunião teve um avanço muito grande desde o início. A Serra tem muitos moradores e uma enorme área de extensão. Quando olhamos para o passado da cidade, tínhamos poucas viaturas e não tinha central de videomonitoramento. Esse crescimento também é pela força do grupo de trabalho composto pelo GGIM da Serra. Nós temos absoluta certeza de que os grandes resultados da segurança pública na Serra são consequências do GGIM”, pontuou o secretário de Defesa Social Joel Lyrio.