Plano Verão 2024/25: confira as ações da segurança nas praias da Serra
Período é marcado por grandes públicos e exige um foco maior da segurança pública
Texto: Daniela Salgado
- Foto: Edson Reis
No próximo dia 21 de dezembro a estação mais quente do ano se inicia: o verão. De dezembro a março, as orlas e balneários são mais frequentados e as festividades aumentam. Para garantir que esse período seja seguro para moradores e quem vêm a passeio, o time de segurança municipal da Serra já implementou o Plano Verão 2024/2025 nas praias da cidade.
O Plano Verão 2024/2025, elaborado pela Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes), contém diretrizes sobre a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM), do Departamento de Operações de Trânsito (DOT), do Salvamar, da Defesa Civil, da Central de Controle Operacional de Videomonitoramento (CCOV) e do Departamento de Segurança e Políticas Públicas (Desep).
Para que o verão na Serra seja sinônimo de tranquilidade e segurança, os agentes municipais atuarão em conjunto com as demais forças, como as polícias Militar, Civil e Rodoviária; e o Corpo de Bombeiros Militar.
Confira as principais ações da Secretaria de Defesa Social para o verão:
Guarda Civil Municipal
A Guarda Civil Municipal atuará de forma preventiva e ostensiva nas praias e regiões comerciais, de forma a garantir uma maior segurança à população e aos equipamentos públicos. São 10 bicicletas, três base-móveis, quatro quadriciclos, viaturas e motocicletas.
Para o patrulhamento preventivo, serão dispostos 27 agentes armados por escala em Serviço Operacional de rua com foco nas orlas. Eles atuarão a pé, em motocicletas, quadrículos e viaturas em escalas específicas.
De quinta a domingo, estas equipes trabalharão em escalas especiais das 7h às 19h. A GCM pode ser acionada pelo telefone da CCOV, o (27) 3252-3711, ou pelo número (27) 98166-0812.
Departamento de Operações de Trânsito
O Departamento de Operações de Trânsito (DOT) intensificará suas ações de patrulha móvel e as operações de fiscalização com o intuito de prevenir acidentes e garantir a segurança viária. Serão 54 agentes distribuídos em escalas diárias e, em eventos de grande porte, os horários serão diferentes.
Terá pontos base em Manguinhos e Jacaraípe, das 7h às 22h. O DOT também pode ser acionado pelo número (27) 98182-0220.
Salvamar
O Salvamar conta com 69 salva-vidas distribuídos em 16 locais do município, sendo: quatro postos em Praia de Carapebus; um posto na praia de Bicanga; um posto no rio de Bicanga; três postos em Manguinhos; seis postos em Jacaraípe; e um posto em Nova Almeida. Desde o início de dezembro, o Salvamar já ampliou seu horário de atuação para das 8h às 18h.
Os postos do Salvamar são equipados com todos os recursos necessários para o resgate em alto mar, como pranchões, flutuadores lifebelt e pé de pato.
Centro de Controle Operacional de Videomonitoramento
São 237 câmeras distribuídas em 86 bairros do município para monitorar pedestres, banhistas e condutores diretamente da CCOV. Elas operam de forma ininterrupta durante as 24 horas do dia e são comandadas por 30 agentes que dividem a vigilância. O contato da Central de Videomonitoramento é o telefone (27) 3252-3711.
Defesa Civil
A Defesa Civil da Serra continuará seu trabalho intenso e preventivo em áreas de risco em regiões de encostas e/ou propensas a alagamentos. O departamento também é responsável por ações do Plano de Contingência, tendo em vista que o verão é marcado por fortes chuvas. Além dessas ações, a Defesa Civil acompanhará as vistorias para licenciar os eventos.
A Defesa Civil funciona durante as 24h do dia, e pode ser acionada pelos telefones (27) 99938-9500 e (27) 99949-8612 (ambos possuem WhatsApp).
Departamento de Segurança e Políticas Públicas
O Departamento de Segurança e Políticas Públicas (Desep) atuará no verão com uma base fixa na orla de Jacaraípe e Manguinhos, onde há uma maior concentração de turistas e moradores.
O Desep realizará abordagens instrutivas e distribuição de folders com dicas do Salvamar, alertas da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e orientações de segurança. O Desep também distribuirá pulseiras de identificação para as crianças, auxiliando os pais e responsáveis.