Mês de combate à tuberculose com ações na Serra

A URS Valparaíso é referência na Serra para casos mais complexos de diagnóstico e tratamento e também para o atendimento de crianças e adolescentes

Mês de combate à tuberculose com ações na Serra

Texto: Amanda Amaral - Foto: Secom/PMS

Você sabia que todo dia 24 de março é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose? Por isso, em razão do próximo domingo (24), a Secretaria de Saúde da Serra organizou uma programação especial para alertar sobre o tratamento da doença.

Nesta quinta-feira (21), haverá ação educativa e de orientação à população no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Serra Sede. Na sexta (22) é a vez dos pacientes da Unidade Regional de Saúde de Serra Dourada. Sempre a partir das 9 horas.

Há ainda ações previstas para os dias 2 de abril, no CRAS de Novo Porto Canoa, 3 de abril no CRAS de Serra Dourada; e dia 5 de abril no CRAS de Jardim Carapina. Também a partir das 9 horas. Cabe ressaltar que a ação já foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Residencial Laranjeiras e na URS Serra Sede este mês.

Programa de Tuberculose na Serra

No que diz respeito ao tratamento da doença, a Serra é o único município da Grande Vitória que tem o Programa de Tuberculose descentralizado. Ele é ofertado nas seis Unidades Regionais de Saúde (URS): Feu Rosa, Valparaíso, Serra Dourada, Serra Sede, Jacaraípe e Novo Horizonte.

Além disso, atualmente, a URS Valparaíso é referência na Serra para casos mais complexos de diagnóstico e tratamento. O local também é referência para o atendimento de crianças e adolescentes, que são assistidos por uma pneumopediatra.

A porta de entrada para quem possui sintomas respiratórios ( tosse por três semanas ou mais) é a unidade de saúde de referência. Lá, após a acolhida do paciente, as equipes de Saúde fazem a investigação da tuberculose por meio da coleta de escarro e Raio-X.

Nos casos positivos ou  nos casos negativos - mas que ainda restam suspeitas de tuberculose, o paciente será referenciado para uma Unidade Regional de Saúde e encaminhado para o Programa de Tuberculose. Além do atendimento médico e dos exames, o município ainda fornece os medicamentos.

Há ainda o teste tuberculínico (PPD), exame oferecido para todos os contatos  de pacientes com tuberculose, ou seja, pessoas que estiveram em contato direto com pacientes infectados. Na Serra, ele é realizado nas URS Valparaíso, Serra Dourada, Jacaraípe e Feu Rosa.

Por isso, atenção! Se você está tossindo há três semanas ou mais, procure a unidade de saúde de sua referência e relate o caso. No local, faça o exame de tuberculose. O diagnóstico precoce continua sendo o melhor caminho para a cura da doença.