Moradores de Serra participam da construção do orçamento municipal de 2026
O projeto de lei com a proposta da LDO 2026 será enviado para o legislativo municipal

Texto: Djeisan Maria
- Foto: Secom
Na Serra, os moradores podem participar ativamente da construção do orçamento do município. A administração municipal disponibilizou um site para que a população pudesse opinar sobre as áreas que considera como prioritárias para que o município possa investir em 2026.
A consulta pública foi realizada entre os dias 18 de março e 07 de abril e recebeu mais de 400 votos As pessoas apontaram as áreas de saúde, segurança pública e educação como prioritárias. Outras áreas que receberam mais interações na pesquisa foram: bem-estar animal, mobilidade urbana e proteção social, que fala da proteção às pessoas mais vulneráveis.
A votação ainda recebeu interações nos outros nove eixos propostos e dezenas de sugestões, que serão consideradas na construção da lei orçamentária do próximo ano. Além da pesquisa, os moradores puderam saber mais sobre a construção da LDO durante uma audiência pública, no último dia 02.
O secretário da Fazenda, Henrique Valentim, fala sobre a importância dessas ações. “A consulta e a audiência são importantes instrumentos de participação popular e garantem transparência no processo de construção do orçamento do município”, avalia.
O projeto de lei com a proposta da LDO 2026 será enviado para o legislativo municipal que deverá discutir e votar sobre a aprovação do documento
A LDO define as regras para o orçamento do governo no ano seguinte, fixa metas fiscais e determina limites para despesas, assegurando um uso responsável do dinheiro público.Essa lei também orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), garantindo que os gastos públicos estejam alinhados com as metas e estratégias definidas no Plano Plurianual (PPA).