Novos conselheiros Locais e Gestores da saúde tomam posse

Novos conselheiros Locais e Gestores da saúde tomam posse

Texto: Amanda Amaral - Foto: Samuel Chahoud

No último sábado (13), tomaram posse os novos conselheiros dos Conselhos Locais e Conselhos Gestores de Unidades e Serviços de Saúde da Serra. A cerimonia aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, em Serra Sede.

Estiveram presentes, Janine de Almeida Lourenço, representando os Conselhos Locais e Conselhos Gestores, além de Welington Barros, Sidney Parreiras  e Cynara Azevedo representando o Conselho Estadual de Saúde.

Também participou do evento, Serafim Pereira de Souza, conselheiro e presidente do Conselho Municipal de Saúde, assim como a secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra, e o coordenador de Governo da Prefeitura da Serra , Weverson  Meireles.

"Espaços de controle social são de grande importância para a construção das políticas públicas e na contribuição de debates que visam as melhorias nos serviços de saúde ", disse Fernanda

Tomaram posse 48 conselhos escolhidos em Assembleias Eleitorais realizadas no início de 2024. O evento reiniu em torno de 200 conselheiros.

A posse dos conselhos contribui para a legitimidade democrática da participação popular, com a promoção da corresponsabilidade no controle social e no planejamento das ações no âmbito da saúde, além de fortalecer a atuação dos conselheiros nos segmentos Gestor, Trabalhador da Saúde e Usuário do SUS,  para o processo decisório de gestão da saúde.

Conselhos Locais e Conselhos Gestores

Os Conselhos Locais de Saúde e os Conselhos Gestores de Saúde são instâncias colegiadas de caráter permanente, propositivo e deliberativo no âmbito local.

Têm por finalidade garantir a participação de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde e gestores da área na formulação de estratégias, controle e fiscalização da execução da política local de saúde.

Compete aos Conselhos Locais e Conselhos Gestores propor e deliberar quanto às prioridades para a execução das ações e serviços de saúde, em consonância com as diretrizes do SUS e do Plano Municipal de Saúde, em sua área de abrangência.