Prefeitura da Serra recebe menção honrosa por redução de mortes no trânsito

Em 2023, os acidentes com vítimas fatais no trânsito no município reduziram cerca de 18%

Prefeitura da Serra recebe menção honrosa por redução de mortes no trânsito

Texto: Daniela Salgado - Foto: Sedes/PMS

A Prefeitura da Serra, por meio do Departamento de Operações de Trânsito (DOT), recebeu uma menção honrosa da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) pelo destaque na redução de mortes no município no ano de 2023. A menção é um reconhecimento do trabalho intenso que o DOT executa, diariamente, com o objetivo firmado em reduzir o número de vítimas fatais no trânsito.

O ano de 2023 foi marcante para o trânsito na cidade. De acordo com dados da Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sesp), 65 pessoas tiveram suas vidas interrompidas por acidentes no trânsito de janeiro a dezembro do ano passado. Deste montante, cerca de 60% das vítimas fatais eram motociclistas e 11,48% eram pedestres.

Já em 2022, esse número foi ainda maior: 79 vítimas fatais foram registradas. A redução de 2022 para 2023 representa um percentual de, aproximadamente, 18% no número de acidentes fatais no trânsito. Em 2023, a Serra foi a quarta cidade do Espírito Santo que mais apresentou diminuição.

E 2024 já chegou com boas notícias. O primeiro trimestre de 2024 já demonstrou uma redução de 43,8% em acidentes fatais no trânsito. No ano passado, 16 vítimas foram registradas. Já em 2024, de janeiro a março, foram compilados nove mortes.

De acordo com o diretor do Departamento de Operações de Trânsito, Fábio Alves, a redução do número de óbitos é uma luta constante, e todas as partes que influenciam no trânsito são importantes agentes.

“Juntos iremos alcançar cada vez mais o resultado ideal. Não podemos aceitar que uma vida seja perdida no trânsito. É necessário uma legislação mais rígida, operações, fiscalização, engenharia de trânsito e o principal: focar na educação, visando formar condutores responsáveis, com uma cultura de trânsito melhor. Nossa missão é garantir que vidas sejam salvas”, pontua Fábio.

As iniciativas do DOT para alcançar essa redução passam por ações educativas, principalmente, e também de fiscalização. O destaque vai para o Núcleo de Educação do Trânsito (NET), do DOT, que, em 2023, atingiu mais de 24 mil pessoas com suas ações educativas.

Foram 34 inserções do projeto Transitando nas escolas, 19 palestras em empresas, 50 blitze educativas, 10 participações em ações sociais e 11 ações educativas, totalizando 124 eventos ao longo do ano e 24.361 pessoas atingidas com o lema. O projeto “Você É Especial Para Alguém”, invadiu as principais vias municipais da Serra e ampliou a empatia no trânsito para todos os cantos.