Parceria leva EJA a jovens em medidas socioeducativas na Serra

65 jovens estão sendo atendidos

Parceria leva EJA a jovens em medidas socioeducativas na Serra


Texto: Anete Lacerda - Foto: Divulgação

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), firmou uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Espírito Santo e a Rede Aica para levar mais oportunidades educacionais a adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas. Com a implantação de um núcleo do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Núcleo do Sol Nascente (NSN), 65 estudantes agora têm a chance de retomar os estudos em um modelo semipresencial. As aulas começaram no último dia 10 e são exclusivas para esse público.

O objetivo principal do EJA é dar a jovens e adolescentes a oportunidade de retomar os estudos ao mesmo tempo em que desenvolvem suas ações cotidianas, tornando a educação mais acessível. 

O NSN realiza um trabalho com adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos que cumprem medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade. “Nosso apoio ao Núcleo e à essa iniciativa é por acreditar que a  educação tem o poder de transformar realidades, abrir horizontes e construir um futuro mais promissor para milhares de jovens. Por isso, fortalecemos iniciativas que ampliam o acesso ao conhecimento, à cultura e às oportunidades”, explica a secretária de Assistência Social Fernanda Coimbra.

 

Educação como ferramentea de transformação

A secretária lembra que investir na educação pública, apoiar projetos que fazem a diferença e criar políticas que estimulem o aprendizado são caminhos indispensáveis para um país mais justo e próspero. “Cada jovem que recebe oportunidades por meio da educação se torna um agente de mudança, capaz de transformar sua própria história e contribuir para uma sociedade melhor”, destaca.

A coordenadora-geral da Rede Aica, Dilma Maria Ramos Zocolotto, diz que a implementação do EJA no NSN foi de fundamental importância. “Isso facilita a inclusão de adolescentes e jovens no sistema educacional, trazendo mais pessoas para a sala de aula e garantindo que todos tenham a chance de aprender e se desenvolver”, enfatiza.

A coordenadora do Núcleo, Eliete Sanches Brito de Souza, também fala da relevância dessa iniciativa. “ Essa oportunidade proporciona um caminho para o crescimento pessoal e profissional, capacitando indivíduos que, de outra forma, poderiam ficar à margem da educação. E isso não tem preço para esses jovens e para suas famílias”, pontua.

Fernanda Coimbra ressalta que ao apoiar projetos sociais como a Rede Aica, a Prefeitura investe para que aconteçam avanços em todas as áreas. “Quando conseguimos  melhorar a educação dos nossos cidadãos, estamos contribuindo para o  desenvolvimento social e econômico da comunidade como um todo.Todos saem ganhando e fortalecidos. E nosso trabalho diário é exatamente para isso”, conclui.