Profissionais de todo o Estado participam de capacitação sobre toxoplasmose gestacional na Serra

A capacitação conta com palestrantes de renome nacional e reúne médicos e enfermeiros de todo o Espírito Santo

Profissionais de todo o Estado participam de capacitação sobre toxoplasmose gestacional na Serra


Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação/PMS

Teve início, nesta quarta-feira (10), o curso Capacitação Toxoplasmose Gestacional e Congênita, realizado no auditório da Secretaria de Saúde da Serra, em Serra Sede. Quinta-feira (11), o evento acontece novamente, no mesmo local, a partir das 8 horas.

A capacitação conta com palestrantes de renome nacional e reúne médicos e enfermeiros de todo o Espírito Santo. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Saúde da Serra e a Secretaria de Estado da Saúde.

Fernanda Coimbra, secretária de Saúde da Serra, participou da abertura do evento. “Tudo começa na unidade básica de saúde, por isso é muito importante que os nossos profissionais estejam capacitados. E essa capacitação reúne os melhores profissionais do país no assunto”, disse.

Capacitação em Toxoplasmose Gestacional e Congênita Foto: Divulgação/PMS

Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Toxoplasmose e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a bióloga Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira abriu o evento abordando os aspectos gerais da toxoplasmose gestacional e congênita.

Entre os assuntos debatidos estão: triagem neonatal, teste de avidez, tratamento e diagnóstico. O objetivo do evento é capacitar os profissionais de saúde de unidades de saúde, da rede hospitalar, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, do Núcleo de Vigilância Hospitalar e outros.

Também foi palestrante no evento a médica infectopediatra  Ericka Viana Machado Carellos, que é preceptora da residência Médica em Pediatria do Hospital Infantil João Paulo II e integrante do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG-NUPAD.

Palestraram ainda a enfermeira referência técnica em Triagem Neonatal Biológica e Saúde da Criança, Larissa Soares Coelhom, também membro do Comitê Municipal de Investigação Transversal da Serra, a referência técica em Toxoplasmose da Serra, Silvana dos Santos Viana, e Michelle Crevelin Bermudes, farmacêutica do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória e especialista em Microbiologia e Hematologia.

*Matéria atualizada em 11-04-24, às 18h39.