Projetos da Prefeitura da Serra são finalistas no 5º Prêmio Conexão Inova
A votação popular está sendo feita no por meio de curtidas nos posts concorrentes do Prêmio no site LinkedIn

Texto: Djeisan Maria
- Foto: Divulgação
A Prefeitura da Serra alcançou mais um marco na promoção da inovação e do desenvolvimento local. Dois projetos do município foram selecionados como finalistas do 5º Prêmio Conexão Inova.
Os projetos “Plataforma Comunidade InovaSerra: Conectando Ambientes de Inovação e Desenvolvimento Local” e “Licenciamento Integrado de Obras e Ambiental” estão concorrendo nas categorias Transformação digital e Serviços Públicos, respectivamente. As duas ações podem ser escolhidas tanto na modalidade voto popular quanto no evento nacional de apresentação do Prêmio, que acontece no mês de junho em Belo Horizonte, Minas Gerais.
A votação popular está sendo feita no por meio de curtidas nos posts concorrentes do Prêmio no site LinkedIn. O Conexão Inova reconhece projetos e pessoas inovadoras no setor público brasileiro.
Finalistas
O projeto Comunidade InovaSerra, que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit) consiste em uma plataforma digital interativa que mapeia ambientes e atores do ecossistema de inovação do município. Utilizando geolocalização, a ferramenta permitirá que usuários consultem espaços como incubadoras, coworkings, laboratórios e cafeterias equipadas com Wi-Fi. Além disso, disponibilizará informações detalhadas sobre horários, custos e formas de contato, promovendo um ambiente mais conectado e acessível.
“Com interface intuitiva e dashboards analíticos, a Comunidade InovaSerra também possibilitará ao poder público monitorar métricas relevantes, como acessos e novos participantes no ecossistema, avalia o titular da Seicit, Pedro Trindade
O outro projeto finalista, realizado pelas Secretarias de Meio Ambiente (Semma) e Desenvolvimento Urbano (Sedur), unificou os processos de licenciamento em um único documento, agilizando a análise urbanística e ambiental. Com a mudança, o tempo de emissão caiu para cerca de 20 dias, quadruplicando o número de licenças e impulsionando a economia local. A padronização das regras ambientais trouxe mais eficiência, reduzindo a burocracia e garantindo um licenciamento mais sustentável.
“Acabamos com a burocracia excessiva, damos as regras claras desde o início e focamos na fiscalização efetiva, garantindo que as empresas cumpram as normas ambientais de forma prática e eficiente”, pontua o titular da Semma e da Sedur, Cláudio Denícoli.
Confira os links de votação dos projetos
Plataforma Comunidade InovaSerra: Conectando Ambientes de Inovação e Desenvolvimento Local
https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7297525826919522304/
Licenciamento Integrado de Obras e Ambiental
https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7297532793239040000/