Sábado (13) tem Dia D de vacinação contra a gripe na Serra

Neste momento, as doses contra gripe são destinadas apenas as pessoas pertencentes aos grupos prioritários

Sábado (13) tem Dia D de vacinação contra a gripe na Serra

Texto: Amanda Amaral - Foto: Secom/PMS

Quem ainda não se imunizou contra a gripe (influenza) tem o Dia D da campanha de vacinação, neste sábado (13), para se vacinar. A Secretaria de Saúde da Serra vai abrir sete  postos de vacinação e não será necessário agendamento prévio para tomar a vacina. Porém, vale lembrar, que neste momento as doses são destinadas apenas as pessoas pertencentes aos grupos prioritários.

Estarão abertas as Unidades Regionais de Saúde (URS) de Jacaraípe, Feu Rosa, Serra Dourada, Novo Horizonte, Serra Sede e Valparaíso, das 8 às 16 horas, e o Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, das 9 às 17 horas. É só chegar e se imunizar.

Vale destacar que, além das doses contra a gripe, também serão disponibilizados os imunizantes de rotina para atualização do Cartão de Vacinação. Vale lembrar ainda que é importante apresentar documento pessoal, CPF ou Cartão do SUS. No caso da vacinação infantil, também é necessário levar a Caderneta da Criança.

Vacinação contra a dengue

Quem precisa levar os filhos de 10 a 14 anos para se imunizarem contra a dengue, deve procurar a Unidade Regional de Saúde de Valparaíso, das 8 às 16 horas. A vacina contra esta doença será aplicada lá.

Confira os locais de vacinação:

Sábado (13)

Das 8 às 16 horas, URS de Jacaraípe, Feu Rosa, Serra Dourada, Novo Horizonte e Serra Sede -  vacina contra gripe (para grupos prioritários) e imunizantes da rotina.

Das 9 às 17 horas, no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras - vacina contra gripe (para grupos prioritários) e imunizantes da rotina.

Das 8 às 16 horas, na URS Valparaíso - vacina contra a dengue (exclusivo para crianças de 10 a 14 anos), gripe (para grupos prioritários) e imunizantes da rotina.

Confira os públicos para a vacinação:

INFLUENZA (GRIPE)

Crianças (06 meses a menores de 06 anos).

Gestantes

Puérperas

Pessoas com 60 anos e mais

Trabalhadores da Saúde

Indígenas

Quilombolas

Pessoas com comorbidades

Adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos)

População privada de liberdade (18 anos e mais)

Funcionários do sistema de privação de liberdade

Professores

Forças de segurança e salvamento

Forças Armadas

Pessoas em situação de rua

Pessoas com deficiência

Caminhoneiros

Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso)

Trabalhadores portuários

DENGUE

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, definiu a faixa etária de 10 a 14 anos para imunização contra a dengue. Por orientação do Ministério da Saúde, essa vacina só deve ser aplicada dentro de unidades de saúde.