Sarampo: Vacinação em 5 unidades neste sábado (10)

O projeto Sábado Saúde da Secretaria de Saúde da Serra visa ampliar o acesso da população aos serviços de saúde oferecendo atendimento aos sábados

Sarampo: Vacinação em 5 unidades neste sábado (10)


Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes

Quem ainda não se vacinou contra o sarampo na Serra tem como alternativa buscar uma das unidades de saúde que ficarão abertas no sábado (10). Elas estão localizadas em Carapina Grande, Jardim Carapina, Novo Horizonte, Feu Rosa e Vila Nova de Colares. As Salas de Vacinação funcionarão das 8 às 16h30.

A única forma de prevenção contra o sarampo é a vacina. As doses são ofertadas de segunda a sexta em todas as unidades de saúde da Serra, porém a prefeitura está intensificando a imunização contra a doença aos sábados.

Podem ser imunizadas pessoas de 01 a 49 anos. Todos os indivíduos com idade entre 01 e 29 anos devem tomar duas doses. Para os que possuem entre 30 e 49 anos, uma dose é suficiente.

A Secretaria de Saúde da Serra solicita que as pessoas compareçam com um documento de identificação, o cartão de vacinas e o Cartão SUS, quem tiver.

Não há casos confirmados de sarampo no Espírito Santo há anos, mas é importante que todas as pessoas estejam imunizadas para evitar que a doença reapareça.

A região Norte do país enfrentou surtos de sarampo no ano de 2018, nos estados do Amazonas, Roraima e Pará, além de outros estados do país. Neste ano, o número de casos tem aumentado no Sudeste, em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Sábado Saúde

Além da vacinação, as unidades de Carapina Grande, Jardim Carapina, Novo Horizonte, Feu Rosa e Vila Nova de Colares ofertarão outros serviços neste sábado (10), como: atendimento clínico, aferição de pressão arterial, curativo, confecção do Cartão SUS, atendimento na farmácia e no laboratório, entre outros. As unidades ficam abertas das 07 às 17h.

O projeto "Sábado Saúde" da Secretaria de Saúde da Serra visa ampliar o acesso da população aos serviços de saúde oferecendo atendimento aos sábados. A proposta atende um pedido dos moradores que, muitas vezes, não têm disponibilidade de buscar atendimento de segunda a sexta.