Segue em redução! Mortes no trânsito na Serra caem 17%

O resultado é relativo ao primeiro quadrimestre de 2023, em comparação ao mesmo período em 2022

Segue em redução! Mortes no trânsito na Serra caem 17%

Texto: Daniela Salgado - Foto: Bruno Leão/DOT

A taxa de vítimas no trânsito continua em redução, na Serra. De janeiro a abril de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado, o município apresentou uma queda de 17% em mortes no trânsito, caindo de 24 para 20 o número de fatalidades.

O trabalho intenso do Departamento de Operações no Trânsito (DOT) com fiscalizações diárias e o alto investimento na educação para o trânsito são exemplos que explicam essa contínua redução. A informação foi divulgada pelo Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo, que constatou que a Serra foi uma das únicas quatro cidades do Estado a apresentar uma queda.

O diretor do DOT, Fábio Alves, enxerga o cenário como um momento de manter o foco para mais resultados. “Nós estamos presentes nas vias municipais, na fiscalização e focados na educação. Mas o mais importante é o que o município vem fazendo, investindo em mobilidade, melhorando as condições das vias municipais para melhorar a vida de quem usa”, alega.

Entre as ações realizadas pelo DOT para alcançar esse resultado em um curto espaço de tempo, estão as atividades de operações e fiscalização no trânsito. Além dessas iniciativas, um grande aliado para um trânsito mais seguro é o projeto Transitando, que atinge toda a rede municipal de ensino, com objetivo de mudar a cultura dessa temática através da educação.

“É desafiador trabalhar a temática do trânsito na maior cidade do Espírito Santo. O município tem se preocupado com isso, investindo em operação e fiscalização, em pessoal, em engenharia de trânsito e em educação para esse tema”, pontua Fábio.

Transitando

A Prefeitura da Serra, por meio do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) em parceria com a Secretaria de Educação, fomenta o Projeto Transitando. A iniciativa insere, de forma transversal, a disciplina de educação no trânsito na grade curricular dos alunos das escolas municipais desde 2022.