Serra alcança nível mais alto em avaliação sobre governança e gestão

O município está na categoria Bronze 4, a mais elevada

Serra alcança nível mais alto em avaliação sobre governança e gestão

Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação-Secom/PMS

A Serra alcançou o nível mais elevado na avaliação do Modelo de Governança e Gestão (Gestãogov.br), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O município atingiu a escala Bronze 4, o que indica que tem atuado com excelência na governança e na gestão.

O Gestãogov.br é um modelo referencial para avaliação e aprimoramento da governança e da gestão dos órgãos e entidades que operacionalizam parcerias por meio da Plataforma +Brasil e tem como como referência os princípios da administração pública brasileira. A escala de pontuação vai do Bronze-1 até o 4, sendo esse último o mais alto.

Segundo o ministério, a Serra recebeu o título por estar trabalhando na priorização, sistematização e implementação das ações de melhoria da gestão e dos processos gerenciais, estabelecendo as bases para a consolidação de uma cultura de elevado nível de maturidade em governança e gestão na organização.

O Modelo de Governança e Gestão é constituído por sete partes integradas que são:  governança; estratégias e planos; sustentabilidade; público-alvo; capital intelectual; processos e valor público. A Serra aderiu ao programa em 2022, instituindo inclusive um Comitê de Aplicação do Modelo por meio do Decreto municipal nº 3.279 de 2022.