Técnicos do Ministério da Saúde conhecem ações da Serra contra a dengue

A equipe do Ministério da Saúde visitou o ponto de hidratação da URS Valparaíso, o Pronto Atendimento Pediátrico e o Centro de Vigilância Ambiental em Saúde

Técnicos do Ministério da Saúde conhecem ações da Serra contra a dengue

Texto: Amanda Amaral - Foto: Edson Reis/ Secom

Técnicos do Ministério da Saúde estiveram na última terça-feira (12) na Serra para conhecer as ações  do município de combate ao Aedes aegypti e de prevenção às arboviroses (dengue, zika, chicungunya).

Eles realizaram visitas à Unidade Regional de Saúde (URS) de Valparaíso, ao Pronto Atendimento Pediátrico (anexo ao Hospital Municipal Materno Imfantil) e ao Centro de Vigilância Ambiental em Saúde na companhia da Secretaria de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra.

Deisiany Karla de Carvalho, apoio institucional do Ministério da Saúde, comentou sobre o motivo da visita. "O objetivo é entender como o paciente com dengue é atendido, identificar necessidades do município para ajudar na elaboração de um plano de trabalho”.

Também participaram da visita Fabiana Marques, coordenadora da Vigilância Epidemiológica Estadual, e Rodrigo Leite Locatelli, referência técnica da Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado.

"É uma grande oportunidade para o município essa troca de informações, além de poder mostrar nossas iniciativas e como pensamos e desenvolvemos ações de prevenção e promoção à saúde", disse a secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra.

A reunião na Secretaria de Saúde da Serra, em Serra Sede, aconteceu no Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde - único do Espírito Santo, além do sediado na Capital do Estado.

Na ocasião, a equipe da Vigilância Sanitária em Saúde apresentou os dados da doença na Serra e destacou a importância da Sala de Situação da Dengue, onde o assunto é tema em discussão desde outubro.

Por meio dela, são analisados os dados dessa arbovirose e os casos são analisados sistematicamente por uma equipe técnica com objetivo de organizar os serviços, controlar a doença e evitar óbitos. Semanalmente, os técnicos se reúnem para avaliar a situação  e traçar estratégias com base no Plano Municipal de Contingência das Arboviroses.

Na visita à URS Valparaíso, os técnicos puderam conhecer o ponto de hidratação criado como reforço ao atendimento realizado nas unidades de saúde, depois seguiram para o PA Pediátrico. Na mesma tarde, também foi feita uma reunião com os Agentes de Combate à Endemias no Centro de Vigilância Ambiental em Saúde.