Tecnologia a serviço do servidor: Prefeitura da Serra investe em capacitação para otimizar serviços

Em 2024, mais de 500 servidores receberam as qualificações promovidas pela Seicit

Tecnologia a serviço do servidor: Prefeitura da Serra investe em capacitação para otimizar serviços


Texto: Djeisan Maria - Foto: Seicit

O uso da tecnologia tem sido uma grande aliada para tornar o dia a dia dos servidores mais eficiente e produtivo. Com esse foco, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit) da Prefeitura da Serra tem investido em capacitações que ajudam a otimizar o uso de ferramentas que facilitam e agilizam o dia a dia da administração pública.

E os números comprovam esse compromisso! Em 2024, mais de 500 servidores receberam as qualificações promovidas pela Seicit. Somente neste ano, de janeiro até o momento, mais de 150 profissionais foram capacitados.

Um dos treinamentos de destaque é promovido pela Gerência de Governo Digital (GGD), que ensina os servidores a utilizarem o sistema de protocolo e o portal Serra Sem Papel. "A capacitação é essencial para tornar o trabalho mais ágil e preciso, garantindo que os servidores utilizem os sistemas de forma eficiente", explica a gerente de Governo Digital, Ariele Antunes.

Além disso, a Secretaria oferece qualificações voltadas para o uso das ferramentas do Google, ensinando desde a criação e gerenciamento de agendas até a elaboração de formulários personalizados, uso de e-mail corporativo, armazenamento e compartilhamento de arquivos, e realização de reuniões virtuais.

Outro destaque é a oficina de Linguagem Simples, promovida pelo Laboratório de Inovação, que ensina os servidores a produzir documentos e mensagens institucionais com mais clareza e objetividade. O objetivo é garantir que as informações cheguem ao cidadão de forma simples e eficaz.

O secretário da Seicit, Pedro Trindade, reforça a importância dessas iniciativas. “Temos uma série de ferramentas disponíveis para facilitar o trabalho diário do servidor. Para participar de uma capacitação, basta entrar em contato conosco e agendar a solução desejada. Estamos sempre abertos a sugestões e desafios para aprimorar ainda mais os serviços prestados”, destaca.