Fique por dentro do cronograma do fumacê até dezembro

A ação faz parte das medidas da Secretaria de Saúde da Serra para o combate ao mosquito Aedes aegypt, transmissor das doenças chikungunya, dengue e febre amarela e do vírus da zika

Fique por dentro do cronograma do fumacê até dezembro

Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação

A Prefeitura da Serra divulgou o cronograma do carro fumacê até o mês de dezembro. O veículo irá circular por 145 localidades, retornando por diversas vezes em cada uma delas até o final do ano.

A ação faz parte das ações da Secretaria de Saúde da Serra para o combate ao mosquito Aedes aegypt, transmissor das doenças chikungunya, dengue e febre amarela e do vírus da zika.

As ações do veículo são realizadas em horários estratégicos para otimizar os serviços de termonebulização, sempre antes do nascer do sol e no pôr do sol, quando a temperatura é amena e sem ventos fortes.

O itinerário do carro fumacê pode ser conferido no site www.serra.es.gov.br por meio dos links Cidadão/Saúde/Fumacê.

Combate ao mosquito

Para combate o Aedes aegypt, a Prefeitura da Serra instalou mais de 1.100 armadilhas, cujos dados fornecidos estão abastecendo em tempo real um sistema que auxilia a identificação dos locais onde há mais incidência do mosquito e também sua positividade, ou seja, se ele está contaminado ou não. Isso possibilita a adoção de medidas estratégicas para a eliminação do vetor.

Desde o início do ano, as áreas de maior incidência da dengue, zika e chikungunya estão sendo priorizadas para a passagem de veículos especiais para a pulverização a frio (neblina química), ou seja, com a utilização de UBV. São realizadas três visitas no mesmo bairro, e o retorno ocorre em quatro dias. A operação é repetida no local por quatro vezes.

Os agentes também utilizam bombas costais para pulverização, além da realização das visitas aos domicílios e a locais estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos, entre outros) a cada 15 dias.

Disque Dengue

Os serviços do Disque Dengue funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O morador que quiser tirar dúvidas ou realizar denúncias, sem se identificar, sobre locais com focos do mosquito Aedes aegypti, pode ligar para o telefone 3228-5394 e para o 0800-283-9780.

Dicas de prevenção

A participação da população é fundamental no combate ao vetor. É preciso redobrar os cuidados em casa. Veja:

- Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados;

- Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

- Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, entre outros;

-Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

- Não deixe acumular água nos pratos de plantas;

- Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Se tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto;

- Antes de viajar, tire a água dos pratos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida de animais de estimação;

- Escolha um dia fixo na semana para fazer a eliminação dos focos.