Posto de Saúde de Serra Dourada abre neste sábado (12)

Posto de Saúde de Serra Dourada abre neste sábado (12)

Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação

Neste sábado (12), a Unidade Regional de Saúde de Serra Dourada estará aberta das 7 às 12 horas. Até o final do ano, a previsão é de que todas os postos de saúde da Serra estejam atendendo o público aos sábados.

A Unidade Regional de Saúde de Serra Dourada estará funcionando com farmácia, Sala de Curativo, coleta de preventivo, realização de Cartão SUS e atendimento médico com clínico geral por livre demanda.

Esta é a segunda unidade a abrir as portas aos sábados como parte do projeto da Secretaria de Saúde da Serra para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde .

A proposta atende um pedido dos munícipes, que muitas vezes não têm disponibilidade de buscar atendimento durante a semana. Além disso, a iniciativa também contribui para redução da procura às UPAs no final de semana.

O projeto teve início na Unidade de Jardim Tropical, que abriu no último dia 5, oferencendo diversos serviços como vacinação, consulta médica, testes rápidos, curativos, etc. No próximo dia 19, ela abre novamente.

A expectativa é de que em 90 dias, as 40 unidades de saúde da Serra comecem gradativamente a funcionar das 7h às 12h em sábados alternados. O projeto não onera o município, pois se baseia em remanjemanto de equipes e compensação de horas. Durante a semana que antecede a abertura, o local irá fechar uma hora mais cedo, funcionando das 7 às 17h.

O município da Serra tem ainda como grandes entregas na área da saúde a conclusão do Hospital Materno Infantil, que terá capacidade para atender a 8.700 gestantes por ano; a inauguração da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Portal de Jacaraípe, e a informatização do sistema de saúde.