Postos de saúde da Serra vão abrir aos sábados

Postos de saúde da Serra vão abrir aos sábados

Texto: Amanda Amaral - Foto: Larissa Gouveia

A Prefeitura da Serra lança nesta quinta-feira, dia 03, uma nova iniciativa para ampliar o acesso da população aos serviços prestados em saúde no município. A Unidade de Jardim Tropical passa a abrir das 7h às 12 horas, sempre em sábados alternados, já a partir deste sábado, dia 05.

A iniciativa, a pedido do prefeito Audifax Barcelos, vai beneficiar principalmente pessoas que não podem ir às unidades básicas durante a semana. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Benício Farley Santos, em 90 dias todas as unidades estarão funcionando aos sábados.

O prefeito Audifax reforça a importância da ampliação dos serviços. “A Serra mais uma vez está sendo pioneira ao oferecer à população o atendimento nas Unidades de Saúde aos sábados. Isso reafirma o nosso compromisso de ampliar a oferta de serviços a todos os moradores da Serra”, disse.

Em Jardim Tropical, serão oferecidos diversos serviços, entre eles, atendimento médico, realização de preventivo ginecológico, testes rápidos de sífilis e HIV e atendimento na farmácia. Na unidade também será possível atualizar o Cartão de Vacinação, com vacinas contra febre amarela, HPV e segunda dose contra a Influenza. A partir do dia 19 de agosto, a unidade também vai oferecer atendimento odontológico.

Para idosos e pessoas que possuem deficiência física será fornecido Cartão de Estacionamento, para isso é necessário levar documento de identidade, comprovante de residência e laudo médico.

“Estamos avaliando como estes serviços serão prestados, formas de melhor atender a comunidade para que a gente consiga que outras unidades também passem a funcionar no final de semana. A ideia é de que em 90 dias todas as nossas unidades estejam funcionando aos sábados”, explicou o secretário de Saúde da Serra, Benício Farley Santos.

O município da Serra possui 40 unidades para a atenção básica da população em saúde. Pensando no bem-estar da população, em 2017 a Secretaria de Saúde da Serra passou a capacitar os servidores que atuam no atendimento ao público, informatizou as Salas de Vacinação e reorganizou o fluxo para oferta a de exames.  Além disso, investiu mais de R$ 310 mil em equipamentos e materiais como cadeiras de rodas, monitores cardíacos, macas, entre outros, para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Maternidade.