Secretário apresenta resultados da segurança da Serra em evento em Guarapari

O secretário de Defesa Social, Jailson Miranda, apresenta nesta quarta-feira (22), às 19 horas, as ações desenvolvidas para promover ambientes seguros no município da Serra, durante o evento em comemoração aos 10 anos da Rede de Promoção de Ambientes Segu

Secretário apresenta resultados da segurança da Serra em evento em Guarapari


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Jansen Lube/Secom-PMS

O secretário de Defesa Social, Jailson Miranda, apresenta nesta quarta-feira (22), às 19 horas, as ações desenvolvidas para promover ambientes seguros no município da Serra, durante o evento em comemoração aos 10 anos da Rede de Promoção de Ambientes Seguros (REPAS), em Guarapari.

 

Idealizada a partir do projeto "Batalhão Participativo" desenvolvido pelo 10º Batalhão da Polícia Militar, parceria com a Prefeitura de Guarapari e coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Expansão Econômica (SEDEC), a Repas tem como objetivo promover ações de segurança pública, estimulando a reflexão e o debate em conjunto com a sociedade sobre os problemas e desafios da área.

Miranda participou do desenvolvimento e implantação da Repas na época em que era major na Polícia Militar e atuava em Guarapari. Os resultados positivos obtidos na promoção da segurança pública no município deram à rede diversas premiações, com destaque para o prêmio Inoves, no qual foi finalista por três vezes, conquistando uma menção honrosa e uma premiação principal. A rede foi reconhecida inclusive nacionalmente, conquistando o primeiro lugar na Conferência Nacional de Segurança Pública com Cidadania, onde concorreu com projetos de todo o Brasil.  

Durante o evento desta quarta-feira, na Escola Ana Rocha Lyra, o secretário irá mostrar os trabalhos integrados desenvolvidos atualmente pela Secretaria de Defesa Social da Serra, baseados na interlocução permanente entre o poder municipal, as polícias civil e militar, Corpo de Bombeiros, Poder Judiciário, Ministério Público e sociedade civil, que inclusive contribuíram para a queda de mais de 40% no número de homicídios neste ano, em relação aos sete primeiros meses do ano passado.  

“Os trabalhos realizados na Serra têm influência das ações desenvolvidas pela Repas em Guarapari”, explica o secretário Jailson Miranda. “Os grupos de trabalho voltados para os mais diversos assuntos, como descarte ilegal de entulho, invasões em áreas de proteção ambiental, iluminação pública, entre outros,  funcionam com a mesma dinâmica da Rede de Promoção de Ambientes Seguros de Guarapari”, completa o secretário.