Vacinação antirrábica: Campanha tem início no dia 19 de agosto

Vacinação antirrábica: Campanha tem início no dia 19 de agosto

Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação

A Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina da Secretaria de Saúde da Serra terá início no dia 19 deste mês. A vacina será para todos os animais, sem discriminação de idade e estado de saúde. Quem ainda não vacinou seu animal de estimação este ano deve procurar um dos postos definidos pela Prefeitura da Serra.

No primeiro dia da campanha a vacinação acontecerá na zona rural, em ONGs e em abrigos de animais. Já nos dias 26 e 27 de agosto e 2 e 3 de setembro, ela será realizada em quatro grandes áreas da região urbana do município. Cada uma dessas áreas terá seus postos de vacinação.

A Serra conta com a maior população canina e felina do Espírito Santo. Mas, desde 2006 não há casos de raiva em gatos ou cachorros no município.

A campanha anual é uma das ações mais eficazes do Programa de Controle e Profilaxia da Raiva. Isso porque em curto espaço de tempo um grande número de animais é vacinado, formando uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão da raiva nas populações canina e felina de uma comunidade, protegendo, assim, a população humana.

Entre outras ações desenvolvidas no programa estão: atendimento de pessoas expostas a agravos com animais; observação clínica de cães e gatos doentes ou agressores; tratamento de pessoas expostas ao risco de infecção pelo vírus rábico; vigilância epidemiológica por meio da coleta e envio de material para exame laboratorial e controle de área de foco; e educação em saúde.

Serviço:

Dia 19/08 – Vacinação na zona rural, em abrigos de animais e em ONGs.

Dia 26/08 – Das 8 às 17 horas: vacinação na região de Barro Branco, Mestre Álvaro, Pitanga, Nova Carapina I, Nova Carapina II, Monte Verde, Campinho da Serra I, Campinho da Serra II, Vista da Serra I, Vista da Serra II, Planalto Serrano, Continental, Caçaroca, São Lourenço, Santo Antonio, Cascata, Serra Sede, São Marcos I, São Marcos II, São Marcos III, N. S. da Conceição (Areinha), Colina da Serra, Jardim da Serra, Jardim Guanabara, Res. Centro da Serra I, Res. Centro da Serra, São Domingos, Palmeiras, Jardim Bela Vista, Divinópolis, Belvedere, Santiago da Serra, Chapada Grande.

Dia 27/08 - Das 8 às 17 horas: vacinação na região de Parque Res. Nova Almeida (Chapadão), Parque das Gaivotas, Reis Magos, Nova Almeida (Centro), Serramar, Praiamar, Santa Fé, Boa Vista, Morro São João, Bairro Novo, Marbela, Costa Bela, Praia de Capuba, Enseada de Jacaraípe, São Francisco, Magistrados, Bairro das Laranjeiras, Jardim Atlântico, Costa Dourada, Lagoa de Jacaraípe, Residencial Jacaraípe, Castelândia, Portal de Jacaraípe, Parque Jacaraípe, São Pedro, Conjunto Jacaraípe, Praia da Baleia, São Patrício, Estância Monazítica, Ourimar, Manguinhos, Bicanga, Balneário de Carapebus, Carapebus, Lagoa de Carapebus, Cidade Continental.

Dia 2/09 - Das 8 às 17 horas: vacinação na região de Feu Rosa, Alterosas, Vila Nova de Colares, Morada de Laranjeiras, Solar das Laranjeiras, Portal de Manguinhos, Guaraciaba, Chácara Parreiral, Camará, Jardim Limoeiro, São Diogo I, São Diogo II, Novo Horizonte, São Geraldo, Manoel Plaza, Rosário de Fátima, Carapina I, Eurico Sales, Hélio Ferraz, Bairro de Fátima, Jardim Carapina, Boa Vista, André Carloni, Carapina Grande, Diamantina, Central Carapina.

Dia 3/09 - Das 8 às 17 horas: vacinação na região de Jardim Tropical, José de Anchieta I, II e III, Solar de Anchieta, Res. Vista do Mestre, Laranjeiras Velha, Valparaíso, Parque Residencial Laranjeiras, Colina de Laranjeiras, Chico City (Atlântic Venner), Taquara I, Taquara II, Barcelona, Maringá, Mata da Serra, Porto Canoa, Planície da Serra, Res. Tubarão, Serra Dourada I, Serra Dourada II, Serra Dourada III, Santa Rita de Cássia, Novo Porto Canoa, Eldorado, Cidade Pomar.

*Os locais de vacinação de cada uma das quatro regiões estão sendo definidos.