Você sabe em quais casos procurar e qual é a função de uma UPA?

O paciente que procurar uma UPA terá atendimentos de urgência e emergência

Você sabe em quais casos procurar e qual é a função de uma UPA?


Texto: Eduardo Candeias - Foto: PMS

A Serra é a única cidade que já tem duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA): em Carapina e Serra-Sede. A terceira unidade, em Castelândia, está sendo finalizada e será entregue ainda neste ano e vai oferecer atendimento a 9 mil pessoas da região de Jacaraípe quando ficar pronta. Mas, você sabe em quais casos procurar e qual a função de uma UPA?

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas é um serviço intermediário entre a atenção básica, que são as unidades de saúde, e as unidades hospitalares. É uma unidade que funciona em horário integral, inclusive aos finais de semana.

O paciente que procurar uma UPA terá atendimentos de urgência e emergência, realização de exames laboratoriais, eletrocardiográficos e radiológicos para diagnosticar situações de urgência e emergência.

A UPA tem consultórios de clínica médica, pediatria e odontologia, serviços de laboratório e raio-x. Também conta com leitos de observação para adultos e crianças, salas de medicação, nebulização e sala de emergência, para estabilizar os pacientes mais graves até serem levados a um hospital. A UPA 24 horas também está preparada para realizar pequenas suturas.

Veja exemplos de quando você deve procurar uma UPA 24h:

Febre alta, acima de 39ºC;
Fraturas e cortes com pouco sangramento;
Infarto e derrame
Queda com torsão e dor intensa ou suspeita de fratura;
Cólicas renais;
Falta de ar intensa;
Crises Convulsivas;
Dores fortes no peito;
Vômito constante.

Classificação de risco

Como a UPA é uma unidade que caracteriza urgência e emergência, a fila de espera para quem chega com essa classificação é zero. Tudo porque o paciente chega e, logo após preenchida a ficha de identificação, é imediatamente encaminhado para a sala de ‘classificação de risco’, onde é atendido por um enfermeiro.

A UPA 24 Horas possuí um sistema de classificação de risco.  A identificação é feita por pulseiras coloridas, assim que a pessoa dá entrada na unidade, conforme portaria do Ministério da Saúde.

Essas pulseiras podem ser nas cores verde, amarelo ou vermelho. No caso do paciente com a pulseira verde, indica menor urgência, caso em que ele pode aguardar atendimento. Nesse caso, ele poderia ser atendido nas Unidades Básicas de Saúde.

No caso de receber pulseira amarela ou vermelha, é porque necessita de atendimento de emergência ou de urgência, por isso torna-se um paciente preferencial. Esse paciente é imediatamente encaminhado para o médico que vai avaliar e tomar as providências necessárias.

Atenção primária

Atualmente, o município da Serra possui 39 Unidades de Saúde, entre unidades Básicas e Regionais que funcionam das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.  

Nas unidades de saúde do município são disponibilizadas consultas, exames, ações de prevenção às doenças, pré-natal, consultas de enfermagem, nutricionistas, odontologia, entre outras ações garantindo uma atenção à saúde de qualidade.

O morador também pode encontrar serviços como: dispensa de medicamentos, aplicação de vacinas, curativos, nebulização, marcação de especialidades, verificação de pressão arterial, glicemia capilar, entre outros.

Nas unidades de saúde os pacientes contam com consultas de rotinas que podem ser agendadas nas próprias unidades, troca de curativos, revisão de feridas/cortes que necessitaram de pontos, uso contínuo do tratamento como diabetes e hipertensão, e a realização de procedimentos eletivos médicos ou odontológicos.