Programa Requalifica Serra: Senado aprova financiamento
Serão duas importantes obras para melhorar a mobilidade
Texto: Djeisan Maria, Daniela Salgado
- Foto: Seob/PMS
A realização das obras do Programa de Requalificação Sustentável para o Desenvolvimento e a Mobilidade Urbana no Município da Serra, conhecido como “Requalifica Serra”, está mais perto de acontecer.
A proposta do empréstimo que viabiliza a obra foi validada pelo Senado Federal, encerrando as tramitações que exigiam aprovações e abrindo caminho para a assinatura do contrato.
Com o aval dos parlamentares, o próximo passo é o envio para a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e logo após irá para o Ministério da Fazenda despachar. A formalização do contrato deve acontecer no início de 2025.
A empresa responsável pela execução das obras deve contar com um crédito de US$ 57,6 milhões oriundo do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, da sigla em inglês, New Development Bank).
O programa tem como objetivo promover melhorias significativas na mobilidade urbana e, consequentemente, no desenvolvimento econômico e social da região. Ainda não há definição de data para que a verba chegue aos cofres da prefeitura.
As Obras
Terceira via de ligação entre Serra e Vitória:
- Objetivo: Solucionar o problema da travessia urbana da BR-101 em Carapina.
- Benefícios: Otimização do transporte coletivo, redução de acidentes, impacto ambiental e acesso a diversos setores da cidade, promovendo o desenvolvimento econômico na região metropolitana.
Ligação Civit I e II com a BR-101 e Avenida Norte-Sul
- Objetivo: Desviar o tráfego de caminhões de carga do polo comercial de Laranjeiras.
- Benefícios: Acesso mais seguro ao bairro e à BR-101, garantindo espaço viário adequado na Rua Samuel Meira Brasil para o volume de tráfego atual.