Abril Laranja: Prefeitura da Serra anuncia ações em prol da causa animal

Serão feitas 5 mil castrações gratuitas ao longo do ano pelo programa Arca

Abril Laranja: Prefeitura da Serra anuncia ações em prol da causa animal

Texto: Marcelo Pereira - Foto: Samuel Chahoud

Em reunião com vereadores, ONGs e protetores independentes envolvidos com a causa animal, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), apresentou ações e fez a apresentação dos resultados do programa Arca (Animais Resgatados Cuidados e Acolhidos), instituído na cidade desde 2022 e que lida com resgate, tratamento e adoção de pets.

Após escuta das entidades e representantes do Legislativo presentes, foi anunciado um mutirão de 5 mil castrações ao longo do ano, como forma de diminuição no número de abandono de cães e gatos, além de prevenção de doenças.

Os critérios, bem como o cronograma desses atendimentos, serão definidos e anunciados ainda este mês.

O encontro, ocorrido no Gabinete da Prefeitura na tarde da última terça-feira (16) e que marca o Abril Laranja, quando é reforçado o mês da prevenção contra a crueldade animail, contou com a presença do prefeito Sérgio Vidigal; do coordenador de Governo da Serra, Weverson Meireles; do secretário de Meio Ambiente, Claudio Denicol; da secretária de Direitos Humanos, Lilian Mota; e representantes das pastas de Saúde e Serviços.

“O programa Arca já resgatou mais de 3 mil animais. Eles são devidamente tratados e acolhidos no Rancho Bela Vista, em Belvedere, e ficam disponíveis em feiras de adoção, promovidas pelo município. Por lá, estão 364 animais, entre cães e gatos. Desses, 255 estão aptos para adoção imediata. O restante está em tratamento”, detalhou a chefe do Departamento de Bem-Estar Animal da Semma, Ísis Menezes.

O departamento, inclusive, anunciou uma feira de adoção para este sábado (20), na praça da feira livre em Serra Sede, das 8h às 11h.

O programa Arca está em funcionamento desde janeiro de 2022. Até o momento, já foram executados recursos no valor de R$ 13.797.168,56.