Campanha Praia Limpa recolhe mais de 600kg de lixo do litoral da Serra

Ação ocorreu de janeiro a março, durante os finais de semana do verão de 2024

Campanha Praia Limpa recolhe mais de 600kg de lixo do litoral da Serra


Texto: Marcelo Pereira - Foto: Reprodução/redes sociais

A edição 2024 da campanha Praia Limpa, coordenada pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), recolheu 659kg de lixo e resíduos e abordou mais de 2 mil pessoas (entre banhistas e moradores), durante os finais de semana de janeiro a março, no litoral da Serra.

A ação, que iniciou em Manguinhos, finalizou no último sábado (23), na praia de Castelândia. Reunindo mais de 100 voluntários, passou também pelos balneários de Jacaraípe, Nova Almeida, Bicanga, São Francisco, Costa Bela, Balneário de Carapebus, Carapebus e Barrote. 

A ação educativa incluiu caminhada ecológica, distribuição de material educativo e recolhimento de lixo, que muitos ainda insistem em descartar na natureza. Foram fornecidas também sacolinhas para que ninguém deixasse resíduo no litoral. Em 2023, a campanha recolheu 560kg de lixo da faixa de areia.

Além de alertar sobre descarte indevido, o Praia Limpa esclareceu os banhistas sobre a preservação da restinga, evitando ocupação irregular nas áreas verdes das praias, e divulga informações sobre balneabilidade.