Assembleia Municipal de Educação debate perspectivas para a área na Serra
Evento, realizado nesta quarta-feira, contou com a participação do prefeito Weverson Meireles

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Dayana Souza
Mais de 7 mil profissionais da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última quarta-feira (27), da Assembleia Municipal da Educação. Com o tema “Educação Pública Serrana: Desafios e Perspectivas”, o evento foi realizado das 8h às 21h, de forma presencial, no auditório da Sedu e, de forma remota, em todas as unidades de ensino da rede. A abertura teve a participação do prefeito Weverson Meireles.
Também compuseram a mesa de abertura a secretária de Educação da Serra, Mayara Candido; a presidente do Conselho Municipal de Educação da Serra, Jacqueline Vidigal; o presidente do Conselho de Alimentação Escolar da Serra, Gentil de Almeida Júnior; o vice-presidente do Conselho Municipal de Educação e diretor de Comunicação do Sindiupes, Paulo Cezar Loureiro; o presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb/Serra, Gean Carlos; e representantes da Câmara Municipal.
Durante sua fala, o prefeito destacou as conquistas da gestão ao longo deste ano, recordando a nomeação de 895 professores aprovados em concurso público, além dos agentes comunitários de saúde e de controle de endemias e dos novos guardas municipais. Ele reforçou que a gestão pretende avançar ainda mais na área da educação.
“A educação é prioridade na nossa gestão, assim como foi na de Sérgio Vidigal. Precisamos manter nossas conquistas em alto nível, de forma a dar orgulho à nossa cidade e para que nossos educadores vejam que trabalhamos em parceria. Estamos discutindo na Assembleia Municipal da Educação quais são as nossas prioridades e, mais do que isso, a realidade da sala de aula. Precisamos ter uma escuta ativa para essa realidade, de forma que ela seja a espinha dorsal na tomada de decisão das políticas públicas”, ressaltou.
A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, ressaltou a importância da parceria entre os poderes públicos, as entidades e a sociedade em prol da educação da cidade. Ela relembrou que a Serra possui a maior rede municipal de educação do Estado, com quase 70 mil crianças e estudantes em 147 unidades de ensino.
“Esta assembleia representa a união de esforços para que a gente possa enxergar e planejar a superação dos desafios que temos. Precisamos somar forças por uma educação que promova a equidade e a inclusão, que valorize o professor e o seu fazer todos os dias. É nessa educação que nós da gestão do prefeito Weverson Meireles acreditamos”, destacou a secretária.
A presidente do Conselho Municipal de Educação da Serra (CMES), Jacqueline Vidigal, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do evento como um instrumento de participação democrática na educação serrana.
“Este é um momento de reflexão e contribuição coletiva em que nós reafirmamos o compromisso com a educação pública de qualidade na nossa cidade. Mais que um evento, a Amed é um instrumento de cidadania e participação. É aqui que nós fortalecemos o diálogo, compartilhamos experiências e construímos propostas que impactam diretamente a vida dos nossos estudantes”, ressaltou a presidente.
O evento
A Assembleia Municipal da Educação (Amed) teve mesas temáticas sobre “Alfabetização na Idade Certa e Trajetória Escolar”, com a professora Claudia Maria Mendes Gontijo, doutora em educação e professora emérita da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e “Valorização docente e aprendizagem das/dos crianças/estudantes: trajetórias que se cruzam”, com a professora Iêda Leal de Souza, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). No período noturno, o evento também contou com a mesa "Alfabetização e EJA: Entre Linguagens e Práticas", com o professor Rafael Fagundes.
O evento é uma realização do Conselho Municipal de Educação e tem como objetivo promover uma reflexão ampla sobre os desafios e as perspectivas da educação pública na Rede Municipal de Ensino da Serra. A Amed busca envolver educadores, gestores, estudantes e a comunidade local no debate sobre questões fundamentais para o desenvolvimento da educação de qualidade.