Educação leva sala sensorial, pinturas e informação sobre inclusão para o Serra+Cidadã

Espaço vai possibilitar o exercício da empatia e sensibilização através de experiências sensoriais

Educação leva sala sensorial, pinturas e informação sobre inclusão para o Serra+Cidadã


Texto: Elton Lyrio - Foto: Edson Reis/Arquivo

O espaço da Educação no Serra+Cidadã vai promover o exercício da empatia e sensibilização com a instalação de uma sala sensorial. O ambiente vai possibilitar uma imersão em diferentes sensações vividas por pessoas que têm deficiências sensoriais. O Serra+Cidadã será realizado neste sábado (6), das 8h às 15h, na Escola Aureníria Corrêa Pimentel, em Novo Horizonte. 

Na sala sensorial, será possível colocar-se no lugar do outro por meio de áudios, texturas, do tato e de outros sentidos. O ambiente trabalha com sons, tato, vendas e outras ferramentas para proporcionar o exercício da empatia e compreender a importância da inclusão e da acessibilidade.  

Também haverá atividades com jogos digitais educativos, espaço de pintura com “Bobbie Goods da Inclusão”, além de materiais de conscientização sobre a campanha Setembro Verde, espaço com moldura para fotos e interação, painel explicando sobre os cordões de identificação e espaço de leitura com livros sobre a temática. Será possível ainda conhecer as ações realizadas nas escolas durante a Campanha Setembro Verde. 

“Estamos preparando um espaço que convida cada pessoa a vivenciar, na prática, o que significa a inclusão. A sala sensorial e todas as atividades que trazemos para o Serra+Cidadã reforçam a nossa missão de formar uma rede de respeito, empatia e valorização das diferenças. Mais do que sensibilizar, queremos que a comunidade perceba que a educação tem um papel essencial na construção de uma sociedade acessível, justa e acolhedora para todos”, destaca a secretária de Educação da Serra, Mayara Candido.