Dia dos Povos Indígenas movimenta a semana em escolas e Cmeis da Serra
Atividades como teatro de sombras, refeições e contato com instrumentos e utensílios aproximaram os estudantes da cultura dos povos originários

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Divulgação
Celebrado no dia 19 de abril, o Dia dos Povos Indígenas é tema de várias ações e projetos nas unidades escolares da Serra. As iniciativas têm como objetivo ensinar as crianças e estudantes a valorizar a contribuição desses povos para a cultura brasileira, exaltando suas histórias, diversidades e tradições.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Feu Rosa os estudantes participaram nesta quarta-feira (16) de uma contação de histórias sobre a origem do Sol e da lua na cultura tupiniquim. A lenda foi representada em um teatro de sombras, com a participação das contadoras de histórias Ana Paula Careta e Márcia Helena do Nascimento, técnicas pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação. Elas também realizaram um bate-papo sobre a importância dos povos indígenas.
Para o diretor da escola, Tales Félix, falar sobre os povos indígenas na sala de aula é importante para entender melhor a diversidade do Brasil. “Conhecer suas culturas, línguas, costumes e também as dificuldades que enfrentam, ajuda os alunos a terem mais respeito e empatia. É uma forma de valorizar quem realmente faz parte da nossa identidade e construir uma educação mais justa e inclusiva para todo mundo”, ressalta.
O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Antônio Laia da Silva, em Jardim Tropical, por exemplo, realiza a Semana dos Povos Indígenas. Na abertura, realizada nesta segunda-feira (14), as crianças puderam se aproximar da cultura dos povos originários por meio de utensílios e instrumentos musicais indígenas.
A equipe pedagógica também criou um cenário remetendo ao cotidiano indígena e promoveu atividades que estimulam o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sensoriais “As crianças aprenderam sobre a estreita relação dos indígenas com a natureza e o modo como suas produções artísticas e práticas cotidianas são profundamente conectadas ao meio ambiente”, entatiza a diretora Fabrícia Aguiar Carvalho.
Partilha e estações
No Cmei TI Maria Madalena Prado da Silva, em Campinho da Serra I, as crianças estão aprendendo sobre os povos originários durante todo o mês de abril. Na quinta-feira (17) - último dia letivo antes da Páscoa - elas participam de uma partilha com alimentos dos povos originários, relacionando as duas datas. Outro trabalho desenvolvido foi o grafismo com carvão. “São atividades que despertam a criatividade e a imaginação das crianças, ao mesmo tempo que ajudam a conhecer a arte e a cultura dos povos originários”, destaca a diretora Carini Martins Del Pupo.
Já no Cmei Vila Nova de Colares, as crianças também participam nesta quinta-feira (17) de uma vivência com miniestações temáticas, envolvendo grafismo indígena, culinária e brinquedos tradicionais. Uma oportunidade de conhecer um pouco mais por meio da experimentação e do brincar.