Páscoa: estudantes desenvolvem habilidades e aprendem sobre valores em atividades sobre a data
Unidades escolares ensinam sobre símbolos da festa e aproveitam para reforçar a importância do amor ao próximo e da cultura de paz

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Divulgação
Para mostrar que a Páscoa não é apenas a data dos ovos de chocolate, unidades escolares da rede municipal da Serra vão realizar ações que incentivem os estudantes a reforçar valores que promovam uma cultura de paz e uma convivência harmoniosa entre as pessoas, como o respeito e o amor ao próximo. Além disso, as crianças e os estudantes vão aprender sobre os símbolos e a cultura da festividade.
O Centro Municipal de Educação Infantil Profª Marilda Rodrigues Carvalho, em Colina da Serra, vai realizar nesta quinta-feira (17) um momento de contação de histórias sobre o significado da Páscoa com as crianças. Em seguida, os pequenos terão uma oficina de bolinhos de cenoura, onde além de participar da receita, vão confeitar e depois dividir com os coleguinhas.
Ao longo das últimas semanas, o tema Páscoa já é trabalhado na unidade. As crianças também produziram e decoraram ovinhos que serão usados em uma atividade de caça aos ovos, além de realizarem brincadeiras como “coelho sai da toca”, aproveitando o animal símbolo da data para incentivar o desenvolvimento motor.
“Na educação infantil, usamos a Páscoa como uma oportunidade de aprendizado para que a criança possa envolver alguns valores, a cultura, a criatividade e o desenvolvimento de diversas habilidades. Isso tudo também promove um momento de socialização, de partilha e de interação, envolvendo os valores e mostrando para as crianças um pouquinho do que é o significado da Páscoa”, comenta a diretora da unidade Fabíola de Moraes Borges Fontoura.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Abel Bezerra, em Feu Rosa, esta quarta-feira (16) também é dia de aprender sobre os símbolos da Páscoa. Todas as turmas vão participar de um momento no auditório com uma mesa repleta de símbolos da data. O momento também conta com uma roda de conversa e um diálogo com os estudantes a partir do conhecimento que eles mesmos têm sobre a data.
A diretora Alline Gomes comenta que a ação tem propósito pedagógico e histórico, aproveitando a data para trabalhar o desenvolvimento integral dos estudantes.
“Trabalhamos a Páscoa na escola com a intenção de reforçar os valores como o amor ao próximo, a esperança e a empatia, além de trazer temas como a importância da família e da solidariedade, já que a Páscoa é uma data que, para além de qualquer questão religiosa, traz consigo esses valores. Acreditamos que abordar esses temas é uma forma de contribuir para um ambiente mais acolhedor para nossas crianças” afirma.