Tradição no cardápio: estudantes da Serra terão torta capixaba na merenda escolar

Prato será servido em todas as unidades escolares da rede municipal

Tradição no cardápio: estudantes da Serra terão torta capixaba na merenda escolar


Texto: Elton Lyrio - Foto: Arquivo

Tradição nesta época do ano, a torta capixaba também vai estar presente no cardápio das unidades escolares da Serra. Nesta e na próxima semana, os estudantes da rede municipal terão a oportunidade de degustar a versão da iguaria feita com peixe e repolho na própria alimentação escolar. Um prato saboroso, nutritivo e que reforça a identidade do nosso Estado.

A gerente de Alimentação Escolar da Sedu e nutricionista, Izabelly Rocha Braga, destaca que incluir a torta capixaba na alimentação escolar vai além de oferecer um prato muito falado nesta época do ano, mas representa uma conexão gastronômica dos estudantes com a história e a tradição.

“Alimentação também é cultura e a torta capixaba tem todo um componente histórico do nosso Estado, com uma forte influência dos povos originários que habitavam a região quando da chegada dos portugueses e nós damos às nossas crianças e estudantes a possibilidade de sentir esse sabor”, afrima. 

A nutricionista também destaca o valor nutritivo do prato. Um dos principais ingredientes da torta, o bacalhau é uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade, ácidos graxos ômega-3, vitaminas D e B12, além de minerais como selênio e fósforo, que são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Já o outro ingrediente da combinação, o repolho, é um vegetal de baixo valor calórico, rico em fibras, vitamina C e compostos antioxidantes, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e a melhorar a digestão.

“A torta capixaba é um prato saboroso e nutritivo, que carrega a história e os sabores do Espírito Santo. Nós da Alimentação Escolar, nos preocupamos não apenas em fornecer alimentos nutritivos para os alunos da nossa rede municipal, mas também elevar a cultura do nosso rico estado do Espírito Santo", finaliza.