Escola da Serra promove lição de empatia e respeito no Dia de Conscientização sobre o Autismo

Música, adesivos e depoimentos de colegas vão conscientizar os estudantes sobre a condição no próximo dia 2 de abril

Escola da Serra promove lição de empatia e respeito no Dia de Conscientização sobre o Autismo


Texto: Elton Lyrio - Foto: Vertrestudio/Canva

Uma aula diferente. O tema: autismo. É assim que, no próximo dia 2 de abril, os estudantes da Escola Municipal Maria Helena Baioco Vasconcelos, em Serra Dourada III vão celebrar o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, na quadra da unidade. Com o tema “Todo dia é dia de conscientização”, a lição do dia será aprender sobre respeito e empatia e sobre como deixar de lado o preconceito. A programação acontece nos dois turnos às 9h e às 15h.

Durante o momento, por meio das falas dos professores e também de depoimentos dos colegas com autismo, os estudantes conhecem mais sobre o autismo e são levados a entender que a condição não é uma doença. Um dos pontos altos do momento será quando todos vão cantar uma música que diz “autista não tem cara de autista”. Ao final do dia, todos os estudantes vão voltar para casa com adesivos em forma de medalha contendo a frase “Eu amo. Eu apoio. Eu respeito”.

“Desde que começamos a trabalhar essa iniciativa, a nossa escola se transformou. As crianças aceitam, amam e também cuidam dos colegas. E ensinam para os pais o que eles têm que fazer”, comenta a diretora da unidade, Gleice de Castro. Ela explica que, antes da aula na quadra, essa temática também vem sendo trabalhada na sala de aula pelos professores das diferentes áreas de conhecimento.