Rádio-escola ajuda estudantes da Serra a aprender sobre temas atuais
Iniciativa da Emef João Calmon transmite programas ao vivo para todas as salas de aula e aborda assuntos como a violência contra a mulher

- Foto: Divulgação
Uma rádio-escola está movimentando o aprendizado na Emef João Calmon, em Planalto Serrano. Com programas e podcasts elaborados sob orientação dos professores, a “Rádio Escola JC” está divulgando informações para conscientizar a comunidade escolar sobre temas relevantes e atuais. Em março, por exemplo, foi a vez de falar sobre violência contra a mulher, respeito, como denunciar violência doméstica, combate ao assédio, entre outros temas. E a próxima pauta também é muito importante: a dengue.
O conhecimento produzido no projeto é transmitido para toda a escola, já que os programas e podcasts têm transmissão ao vivo por meio de caixas de som instaladas nas salas de aula e em outros espaços da unidade, como refeitório e quadras.
A diretora da unidade, Cleidineuza Alves Lacerda, afirma que é muito gratificante acompanhar o trabalho dos estudantes com o projeto. Ela conta que a rádio deu um novo dinamismo ao aprendizado e a comunidade escolar abraçou o projeto. “Eles ouvem os podcasts e o tema vira assunto nas conversas entre eles mesmos. Gera interesse, eles começam a perguntar. Está sendo muito gratificante acompanhar o crescimento e a desenvoltura dos nossos estudantes com esse projeto, porque eles mesmos vão buscar o conhecimento e aprendem mais sobre os temas”, destaca.
A pedagoga do turno vespertino Luciana Ferreira Sampaio conta que os estudantes são selecionados pelos professores para mediar as conversas dos podcasts. Cada disciplina trabalha aspectos ligados à sua área de conhecimento dentro do tema. No caso da violência contra a mulher, os estudantes exploraram desde os números até como denunciar esses casos.
Para ela, a rádio potencializa o conhecimento, já que é uma ferramenta diferenciada que coloca o estudante à frente do processo. “A rádio para nós é um patrimônio escolar muito importante para o protagonismo estudantil. Uma ferramenta midiática relevante na realização dos nossos projetos”, finaliza.