Escola promove caminhada e Termo de Compromisso contra o bullying
Ações marcaram o Dia Nacional de Combate ao Bullying na Emef Sônia Regina , em Serra Dourada I

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Divulgação
“Bullying não tem graça”, “Não faça bullying, faça amigos” e “Bullying não é brincadeira”. Essas são algumas das mensagens que os estudantes do terceiro ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sônia Regina, em Serra Dourada I, levaram para as ruas próximas à unidade nesta segunda-feira (7), em mais uma edição da “Marcha pela Paz na Escola”. Com o tema “Caminho do Respeito e Amor: juntos contra o bullying e a violência escolar”, a iniciativa faz parte de uma série de ações realizadas pela escola para marcar o Dia Nacional de Combate ao Bullying e promover o respeito, a empatia e a construção de um ambiente escolar mais seguro e inclusivo para todos.
Além da caminhada, a escola preparou um “Termo de Compromisso Coletivo” contra o bullying e a violência escolar para que os estudantes assinassem em um mural da escola. A ideia é que a iniciativa seja um lembrete constante da importância de manter um ambiente escolar seguro e respeitoso.
Outras iniciativas realizadas na unidade foram as “Oficinas de Empatia” para incentivar o compartilhamento de experiências e discutir como agir em situações de exclusão e agressão, além de rodas de conversa, exibição de vídeos educativos e depoimentos sobre superação de bullying. Já os estudantes dos quartos anos realizaram o “Dia do Abraço”, onde foram incentivados a trocar abraços, apertos de mão e palavras de incentivo, promovendo o fortalecimento dos laços de amizade e solidariedade.
A diretora Márcia Rachel Mendes Pereira destaca que a importância do respeito às diferenças é um tema abordado de forma interdisciplinar e contínua. “Essas atividades buscam criar um ambiente de reflexão e ação conjunta, promovendo uma cultura de paz e respeito entre todos na comunidade escolar. E este é um tema de grande importância para a formação de nossos estudantes, pois a escola é um espaço fundamental de aprendizagem e também de convivência social. Por isso, é imprescindível que todos se empenhem para garantir que este seja um ambiente seguro e respeitoso para todos”, afirma.