Formações realizadas pela Sedu promovem troca de experiências

Educação investe em interação produtiva no mês de junho

Formações realizadas pela Sedu promovem troca de experiências


Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação/Sedu

A secretaria de Educação da Serra teve um mês de junho bastante produtivo. Regado de conhecimento, troca de experiências e muito aprendizado entre encontros presenciais e on-line, os profissionais da rede participaram de várias formações práticas.

As atividades formativas aconteceram em todos os formatos e professores, pedagogos, diretores, profissionais em função de assessoramento pedagógico e até mesmo alunos dividiram momentos descontraídos em diversas áreas da educação.

Os professores de Educação Física experimentaram com os estudantes atividades como o Slackline, esporte que trabalha o equilíbrio. Já os professores de História e Geografia participaram de uma visita guiada ao Parque da Cidade, conhecendo suas potencialidades pedagógicas e seus roteiros voltados à apresentação de parte da flora capixaba.

Os professores de Língua Inglesa tiveram um momento para refletir e vivenciar “Os Usos do Chrome Book como Recurso Didático-Metodológico nas Aulas de Língua Inglesa”. Na área de exatas os professores de Matemática tiveram como tema “Afroetnomatemática: da filosofia africana à prática pedagógica”, que proporcionou um olhar lúdico e temático para o ensino da matemática, a partir de jogos da cultura africana.

Os professores e pedagogos dos anos iniciais trabalharam com temas sobre a Alfabetização e a Literatura, bem como orientações e atividades complementares para uso da Coleção PAES 2022. Alguns profissionais em função de assessoramento pedagógico e professores do 1º ano ao 5º ano também participaram junto com os professores de Ciências da formação sobre o uso e aplicabilidade do Laboratório Didático Móvel.

Os professores de Arte tiveram a temática “Arte e Territórios Brincantes”  e a Língua Portuguesa trouxe relatos de experiências com a literatura e a apresentação da pesquisa de Mestrado Profissional com o tema “A Noção de Democracia na Formação do Leitor Crítico no Ensino Fundamental”

Os professores da Educação de Jovens e Adultos participaram do projeto “7 Quintas Temáticas: leitura e seus desdobramentos”, pensando nos sujeitos da Eja e suas práticas de leitura e escrita. Além dessas oportunidades de formação, os professores contaram também com os Webinários LiteraSerra, com reflexões e relatos de experiências sobre a literatura infantil com temática da cultura africana e afro-brasileira.

Foram proporcionados também cursos on-line como: “Conversando Sobre a Saúde do(a) Profissional da Educação A identidade Étnico-Racial como afirmação da vida”;   “A saúde vocal para educadores” , “Tempo de Infância”  e formação sobre Aplicativos google.

Os encontros presenciais foram momentos de respiro afetivo, com direito a sorrisos, uma boa conversa e reencontros.