Literaserra: alunos da rede municipal fazem releitura de contos infantis

Os clássicos escolhidos pelos estudantes foram "João e Maria", "Chapeuzinho Vermelho", "A Lebre e a Tartaruga", "Branca de Neve e os Sete Anões" e "Pinóquio"

Literaserra: alunos da rede municipal fazem releitura de contos infantis

Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação/Sedu

A última quarta-feira (28) foi de muita diversão no Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Mônica. Em mais uma ação do projeto Literaserra, os alunos apresentaram releituras de clássicos da literatura, como “João e Maria”, “Chapeuzinho Vermelho”, “A Lebre e a Tartaruga”, “Branca de Neve e os Sete Anões” e “Pinóquio”.

A atividade promoveu uma encenação de um programa de entrevistas no qual os estudantes deram vida aos personagens, contaram a história e adaptaram os finais, de acordo com a criatividade de cada um.

“Eu me diverti fazendo a Maria, da história ‘João e Maria’, porque ela come doce. Hoje o dia foi muito divertido! A gente brincou de televisão, contou história e aprendeu brincando”, disse a pequena Ester, aluna do grupo 5ºA, de 5 anos.

Giovana Nascimento, subsecretária pedagógica de educação, falou da importância do projeto das atividades lúdicas no currículo escolar.

“Na Educação Infantil é necessário que a criança desenvolva múltiplas linguagens, como vimos hoje o que torna o aprendizado muito mais atrativo.  O teatro, a brincadeira, a música e a fantasia compõem uma memória afetiva significativa e trazem um grande aprendizado para a criança”.

O Literaserra, projeto que incentiva a leitura como hábito no currículo escolar, tem colocado a literatura no dia a dia do estudante das mais variadas maneiras. O projeto consegue, de forma muito eficaz, despertar a curiosidade pela leitura e escrita, deixando de ser uma obrigação e passando a ser uma vontade da criança.