Nova presidência do Conselho Municipal de Educação da Serra toma posse
Órgão é composto por representantes de diversos segmentos da sociedade como o poder público, associações e sindicatos

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Elton Lyrio
Foi empossada nesta quinta-feira (3) a nova presidência do Conselho Municipal de Educação da Serra, eleita no último dia 27 de março. A nova presidente é Jacqueline Vidigal, representante da Associação de Pais e Alunos do Espírito Santo (Assopaes) e diretora escolar na rede municipal da Serra. Para a vice-presidência foi eleito Paulo Cézar Loureiro de Araújo, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes). A Sessão Solene foi realizada às 18h, no auditório da Sedu, no Centro, e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Mayara Candido, demais conselheiros e representantes da sociedade.
A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, enfatizou que a missão do poder público, dos educadores e da sociedade é assegurar o direito fundamental à educação, por meio do acesso, da permanência e da aprendizagem com qualidade e que a atuação do conselho é fundamental. “O papel do conselho, somado às instituições, ao poder público e ao poder legislativo, é garantir que esse direito fundamental chegue a todos os munícipes dessa cidade. A educação que nós primamos no município da Serra tem como valor a equidade, a gestão democrática, a inovação e a inclusão. Que esses valores possam pautar a atuação de todas as lideranças aqui representadas”, afirmou.
Para a nova presidente do Conselho Municipal de Educação, Jacqueline Vidigal, assumir o cargo é um momento de muita emoção, mas também de muita responsabilidade com a educação serrana. Ela cumprimentou a direção estadual da Assopaes que estava representada pelo presidente Jánilton José da Silva e pela vice-presidente Elci Lobão, enfatizando que vai atuar para que as preocupações e esperanças dos pais para o futuro de seus filhos sejam levadas em consideração nas políticas educacionais do município.
“Acreditamos que a parceria entre as escolas, os educadores e as famílias é essencial para o sucesso dos nossos estudantes e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Este conselho é uma plataforma para ouvir, aprender e agir em prol de um futuro melhor para nossos estudantes. Nosso compromisso é trabalhar com transparência, colaboração e respeito, sempre buscando soluções que atendam às necessidades reais de nossa comunidade educacional. Juntos, podemos construir um sistema educacional mais inclusivo, inovador e transformador”, enfatizou.
O Conselho Municipal de Educação é um órgão composto por representantes de diversos segmentos da sociedade como o poder público, associações de pais, estudantes, empresariado, estabelecimentos de ensino particular, associações de moradores, entre outros. A função do colegiado é deliberar sobre a política educacional do Município, para orientar as atividades do ensino público, exercendo as funções normativas, deliberativas e consultivas dentro de sua competência. O Conselho Municipal de Educação da Serra tem 16 membros titulares e o mesmo número de suplentes. O mandato da atual presidência vai até 2026.