Pedagoga da Serra lança livro que destaca a importância dos pensamentos na vida

Obra infanto-juvenil ?Zilica: a menina que pensava demais? mostra que pensamentos podem virar aventuras

Pedagoga da Serra lança livro que destaca a importância dos pensamentos na vida


Texto: Elton Lyrio - Foto: Divulgação

A pedagoga Andreia Passamani, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dr. Hélio Ferraz, lança seu segundo livro infantil, “Zilica: a menina que pensava demais”, na próxima quinta-feira (18) . A obra, que tem como protagonista uma menina, se passa nos anos 70, em Nova Venécia, e aborda temas importantes como hábitos saudáveis, autonomia e ansiedade, de forma lúdica e acessível para crianças e adolescentes. As ilustrações são de Rê Nascimento.

O lançamento, que será realizado na própria escola, com a presença de professores e alunos, coincide com as campanhas de Setembro Verde e Setembro Amarelo, reforçando os temas de saúde mental, bem-estar e inclusão trabalhados na unidade de ensino. A pedagoga, que atua na educação há anos e desde 2022 na Dr. Hélio Ferraz, escola onde estudou, já havia publicado, em 2024, seu primeiro livro, "O dono da bola". A obra chegou a ser selecionada para compor o acervo do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), da Secretaria Estadual de Educação.

“Esse novo livro continua trazendo como foco a memória afetiva baseada em fatos reais e enfatizando lugares do nosso Estado. Isso é algo que me motiva. Zilica traz muitos temas importantes de forma lúdica, como a diferença entre solitude e solidão, e principalmente, um convite para viver a vida com plenitude", explica Andreia Passamani.

A obra se caracteriza como um conto infanto-juvenil que também alcança o público adulto, contribuindo para discussões importantes sobre saúde mental e desenvolvimento pessoal no ambiente escolar.