Professores de educação especial trocam experiências em encontro de formação

Profissionais que atuam na área de deficiência intelectual participaram de evento nesta quarta-feira (13)

Professores de educação especial trocam experiências em encontro de formação


Texto: Elton Lyrio - Foto: Elton Lyrio

Professores da educação especial que atuam na área de deficiência intelectual participaram na manhã desta quarta-feira (13) de um encontro de formação no auditório da Secretaria de Educação (Sedu) da Serra. Durante o evento, eles tiveram a oportunidade de se aprofundar sobre práticas e registros pedagógicos, além de conhecer experiências bem-sucedidas na área.

Essa é a 11ª formação dedicada aos professores da educação especial neste ano de 2025. Os encontros formativos acontecem conforme a frente de trabalho na qual atuam: trabalho colaborativo (em parceria com os professores regentes) ou contraturno e também são organizados de acordo com as áreas de conhecimento: deficiência intelectual, deficiência visual, deficiência auditiva/surdez e altas habilidades ou superdotação. Atualmente, a Serra conta com 994 professores na educação especial. Durante o evento, a diretora escolar do Cmei Mônica, Sabrina Machado, apresentou como foi a experiência de criar uma coleção de livros baseada nas vivências das próprias crianças. 

“Esses momentos formativos buscam contemplar orientações, trocas de experiências e o diálogo entre os professores em função de docência da educação especial. O objetivo é potencializar as práticas pedagógicas dos professores do atendimento educacional especializado e fortalecer as ações inclusivas nas unidades de ensino”, destaca a gerente de Educação Especial da Sedu, Karolini Pattuzzo.

Processo formativo
Além das formações realizadas até aqui, em setembro acontecerá a 5ª edição do Seminário de Educação Especial. O evento será transmitido pelo canal do YouTube Educa Serra para contemplar todos os profissionais da educação, que poderão assistir ao vivo ou em gravação nos horários de planejamento. O seminário faz parte da campanha Setembro Verde que busca promover o debate acerca da inclusão das pessoas com deficiência.

Já para o mês de novembro, está previsto Seminário de Práticas Pedagógicas Inclusivas da Serra. O evento, realizado pelas gerências de Educação Especial e de Formação Continuada da Sedu, tem como objetivo ampliar o debate e o conhecimento sobre a Educação Especial no município, além de compartilhar as ações pedagógicas desenvolvidas com as crianças/estudantes público-alvo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

“A Secretaria Municipal de Educação da Serra garante aos professores de educação especial a formação continuada no horário de trabalho. Por isso, realizamos diversos encontros formativos ao longo do ano. Esses encontros são muito importantes para todos, afinal, os professores trabalham todos os dias para tornar a educação da Serra cada vez mais inclusiva”, conclui a gerente.