Programa Serra + Luz já está em quase todo o município

Já são 55 mil pontos substituídos por luminárias da tecnologia

Programa Serra + Luz já está em quase todo o município

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Edson Reis-Secom/PMS

O programa de modernização da iluminação pública Serra + Luz , um dos maiores do Estado, é um grande sucesso. E a Secretaria Municipal de Serviços (Sese) está iniciando o segundo semestre de 2023 com quase todo o municipio iluminado em LED, faltando apenas 13,2% dos bairros a serem contemplados com a nova iluminação.

Em janeiro de 2021, a Serra possuía apenas um bairro com a iluminação em LED. Após o início do programa Serra +Luz, ainda em 2021, o município agora conta com mais de 100 bairros totalmente iluminados de forma mais segura e econômica.

Atualmente, já são 55 mil pontos substituídos por luminárias da tecnologia, cerca de 78.57% de todo o parque de iluminação pública da cidade. A economia mensal de energia já chega a 32%, resultando em uma economia anual de mais de R$ 30 milhões.

As novas luminárias melhoram a iluminação entre 32% e 37% e reduzem o valor da conta de energia elétrica do município na mesma proporção. Além disso, elas possuem garantia em caso de defeitos, o que aumenta ainda mais as possibilidades de investimento em outras melhorias no município.

As trocas das lâmpadas são realizadas com recurso próprio da  Prefeitura da Serra, por meio da Sese, que executa o serviço. Além dos bairros, algumas das principais avenidas da cidade também já foram contempladas com a iluminação em LED.