Serra 467 Anos: concurso da Guarda Municipal e processos seletivos são destaque no ano

Mais de 500 vagas estão sendo ofertadas

Texto: Djeisan Maria - Foto: Gabriel Barroso

A Prefeitura da Serra está realizando dois importantes concursos para selecionar profissionais que devem fazer parte do quadro funcional no município nos próximos anos. Os certames não apenas representam a busca por profissionais qualificados, mas também desempenham um papel crucial na construção de uma gestão pública sólida.

Um concurso público em andamento oferece 150 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Segurança da Guarda Civil Municipal (GCM). Desse total, 97 são destinadas à ampla concorrência, 45 reservadas para candidatos autodeclarados negros e 8 para pessoas com deficiência. A prova foi realizada no último dia 3 de dezembro.

Já o processo seletivo para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE) está com inscrições abertas até 8 de janeiro do próximo ano. Para esses cargos, são oferecidas 390 vagas, sendo 178 para ACS e 212 para ACE.

Administração moderna

A Serra, por meio da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segeplan), tem investido também em outras ações estratégicas para modernizar a administração. Uma delas é a implantação de um sistema de telemetria na frota de veículos do município.

Cerca de 200 veículos foram equipados com a tecnologia, incluindo os de uso administrativo, do secretariado, do prefeito e as viaturas da Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito. A previsão é que esse número possa ser ampliado para até 268 veículos.

Por coletar e transmitir diversos dados em tempo real, o sistema permite o monitoramento de parâmetros como aceleração, frenagem, paradas com o carro ainda ligado, excesso de velocidade, quilometragem rodada e consumo de combustível.

Desta forma, será possível efetuar o controle do perfil de condução dos veículos, contribuindo, assim, para o aumento da produtividade e da eficiência no uso dos recursos públicos.

Ainda faz parte dessa estratégia de melhorar o funcionamento do setor público municipal a sistematização dos bens patrimoniais atendendo a legislação, com a contratação de empresa para levantamento dos bens para inventário mais preciso e eficiente.

Também destaca-se o projeto de lei que será enviado à Câmara de Vereadores para apreciação e que prevê uma reestruturação das secretarias municipais com o objetivo de otimizar o trabalho desenvolvido pelos setores.