Sistema de telefonia em nuvem começa a funcionar na Prefeitura da Serra

Sistema de telefonia em nuvem começa a funcionar na Prefeitura da Serra

Texto: Djeisan Maria - Foto: Freepik

O sistema de telefonia fixa em nuvem, serviço prestado via internet, começou a funcionar nesta quinta-feira (1º) na Prefeitura da Serra. Com a implantação da novidade haverá uma redução de custos de aproximadamente 65% em relação ao contrato anterior, que utilizava cabeamentos, hardwares e aparelhos de PABX.

A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segeplan), por meio do Departamento de Atividades Auxiliares (Data), contratou o serviço que vai incluir não só a implementação, mas também instalação, configuração, suporte, manutenção e treinamento, incluindo a disponibilização de um serviço 0800. O objetivo central é a redução de custos, bem como o aprimoramento dos serviços prestados à população.

Para otimizar a comunicação interna entre os servidores, foi adotado o softphone, permitindo atender chamadas por celular, telefone fixo e computador de qualquer lugar. Essa inovação, além de conferências eficientes, visa fortalecer a eficiência operacional interna da Prefeitura e melhorar o atendimento ao cidadão, garantindo a operação contínua das instalações da Prefeitura durante todo o ano.

O secretário de Gestão e Planejamento, Ricardo Pandolfi, destaca que essa mudança tecnológica se alinha ao crescimento significativo do município nos últimos três anos. “A Serra destaca-se como um dos principais polos de negócios do Estado, liderando o PIB entre os municípios do Espírito Santo”, afirma o secretário.

Pandolfi salienta que a nova tecnologia foi escolhida para fortalecer o acesso aos serviços públicos e equipamentos, ampliando os canais de comunicação entre os munícipes e a Prefeitura.

Investimentos

A implementação da avançada infraestrutura telefônica conta com o apoio da equipe de infraestrutura e suporte da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit). A Seicit, por sua vez, realiza investimentos significativos na infovia da cidade, firmado contratos para manutenção e fornecimento de materiais.

Além disso, a Secretaria tem direcionado recursos ao aprimoramento da cibersegurança, mediante aquisição de firewalls e links de internet dedicados, fortalecendo a infraestrutura para possibilitar a eficaz implementação da tecnologia telefônica de ponta no município.