Caravana de Lutas atende 400 estudantes em Vila Nova de Colares

Ginásio do Estação Cidadania se transformou num imenso tatame

Caravana de Lutas atende 400 estudantes em Vila Nova de Colares


Texto: Marcelo Pereira - Foto: Marcelo Pereira

Mais de 400 estudantes da Emef de tempo integral Eulália Falquetto, em Vila Nova de Colares, tiveram acesso, durante dois dias, ao universo das lutas de contato.

O projeto Caravana de Lutas transformou o ginásio do Estação Cidadania Vila Nova de Colares num imenso tatame, onde os alunos do quarto e quinto anos da escola conheceram técnicas e puderam treinar movimentos de caratê, jiu-jitsu, kickboxing, boxe, judô, wresting, muay thai e capoeira.

Todos estavam sob orientação de professores e atletas profissionais das modalidades.

O aluno do quarto ano Ycaro Alves dos Santos, 9 anos, ficou apaixonado por kickboxing. “Gostei muito do golpe com o pé. Achei fácil. Quero continuar”, planejou.

O fascínio do garoto incentiva o trabalho do professor e lutador Anderson Dias, faixa preta de muay thai e marrom de kickboxing. “É muito gratificante para a gente, com o projeto do Caravana de Lutas, garantir o acesso para essa criançada que, muitas vezes, não tem oportunidade ou recursos para se matricular numa academia”, declarou.

Ele conquistou vaga para a Copa do Mundo de Artes Marciais, que vai acontecer em novembro na Argentina. O atleta, que também treina e ministra aulas muay thai e jui-jitsu no CT Gladiadores, em Morada de Laranjeiras-Serra, coleciona outros títulos em sua carreira.

Outro que gostou de ensinar os movimentos do kickboxing foi o lutador Mathias Guedes, 24 anos. Ele é atleta de MMA e faixa preta de taekwondo. Conheceu as modalidades num projeto social, quando era aluno de escola pública e não parou mais. “O esporte me deu senso de disciplina que utilizei também nos estudos”, reforçou.

A secretária de Educação da Serra, Luciana Galdino, destacou esse diálogo entre as práticas pedagógicas e a atividade esportiva na Caravana de Lutas. “É sempre bom o aluno vivenciar conteúdos diferenciados fora da sala de aula. Quando se trata de esporte, é positivo apara a formação das criança  porque, além da sociabilidade e dos benefícios da atividade física, também entram em cena a questão da disciplina, do respeito às regras da modalidade e respeito ao adversário. Tudo contribui para um bom cidadão no futuro”, enumerou.

A Caravana de Lutas ganhou recursos do Ministério dos Esportes e é idealizado pelo Interfami (Associação de Intervenção Familiar do Espírito Santo), organização que incentiva a prática de esporte entre crianças e adolescentes e que possui núcleos nos bairros Maringá, Barcelona e Parque Residencial Laranjeiras. Conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação da Serra.

Cada estudante recebeu um kit esportivo contendo mochila, camisa do evento, medalha de participação e lanche.