Animação e integração marcaram abertura dos jogos escolares

A primeira etapa dos JES será no dia 15/08, na Estação Conhecimento da Vale

Animação e integração marcaram abertura dos jogos escolares

Texto e fotos: Tania Mariano

A abertura dos 19º Jogos Escolares da Serra (JES) 2015, realizada na tarde de quinta-feira (06), no Ginásio Poliesportivo de Serra-Sede, foi marcada por muita alegria, descontração e momentos de integração entre os alunos das escolas de ensino fundamental do município da Serra.

O evento contou com a participação do prefeito Audifax Barcelos; da vice-prefeita Lourência Riani; do coordenador de Governo, Jolhiomar Nascimento; da secretária de Educação, Vera Castiglioni, e da subsecretária Pedagógica da Sedu, Lêda Calente; do diretor de Esportes da Setur, Marcio Barros; do presidente do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais da Serra (IPS), Alexandre Viana; e vereadores do município, entre outras autoridades.

Em sua fala de abertura, a secretária Vera Castiglioni, fez questão de ressaltar a importância dos JES para as crianças e adolescentes. Segundo ela, a prática esportiva é um importante aliado na formação dos jovens para uma vida saudável e para a compreensão do respeito ao outro. “Esporte é vida e estimula a integração das pessoas. Viva os Jogos Escolares da Serra!”, comemorou a secretária.

O prefeito Audifax Barcelos se disse muito feliz com a realização do evento. “Quero parabenizar os alunos, todos os profissionais da rede de educação do município e os parceiros que colaboraram para a organização dos Jogos Escolares. Aproveito a oportunidade para convidar a todos para prestigiar a passagem da tocha olímpica e que também passará pela Serra”, destacou o prefeito.

Após as falas dos convidados, foram feitas apresentações da banda de percussão Yorubá, formada pelos alunos da Emef Manoel Carlos Miranda, de José de Anchieta; do grupo de Hip-Hop da Emef Jorge Amado, de Nova Carapina; e da Banda Dourada, da Emef Sonia Regina Gomes Rezende Franco, de Serra Dourada I. Em seguida houve o desfile das equipes de todas as escolas participantes e juramento dos atletas, revezamento da tocha olímpica e acendimento da pira olímpica.

A primeira etapa dos JES será no dia 15/08, na Estação Conhecimento da Vale, em cidade continental, com competições de atletismo. Serão realizadas disputas nas seguintes modalidades: atletismo (infantil e juvenil), xadrez (mirim e infantil), voleibol (infantil), handebol (infantil), basquete (infantil) e futsal (infantil).

JES

Os Jogos Escolares visam estimular a prática esportiva, promovendo o intercâmbio entre alunos e professores das unidades de ensino fundamental das redes pública e privada do município.

Os jogos serão realizados no período de agosto a novembro, em 32 escolas da Serra, sendo 26 municipais, quatro estaduais e duas particulares. A estimativa é de que entre 2 mil a 2,5 mil alunos participem do evento. Os alunos que alcançarem o 1º, 2º e 3º lugares em cada modalidade receberão medalhas.